quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O adeus de um Papa

Fonte: padrepauloricardo.org

O Papa Bento XVI fez na manhã de hoje, 27/02, sua última Audiência Pública na praça de São Pedro, no Vaticano, antes de renunciar ao Ministério Petrino. Diante de uma assembleia de mais de 150 mil pessoas, disse estar feliz por enxergar a Igreja viva e que jamais se sentiu sozinho nesses oito anos de pontificado. O Santo Padre ainda recordou que a Igreja não pertence a ele, mas a Cristo, e por isso, ela jamais afundará, mesmo quando as águas estiverem agitadas. "Não abandono a cruz, sigo de uma nova maneira com o Senhor Crucificado, sigo a seu serviço no recinto de São Pedro", enfatizou.
A Audiência começou por volta das 10h40 locais (6h40 de Brasília). Ao aparecer na praça de São Pedro no papamóvel, Bento XVI foi ovacionado por uma multidão que gritava "Viva o Papa" e "Bento! Bento!". Claramente emocionado, passeou pela praça por quase 15 minutos, agradecendo aos fiéis que levantavam cartazes e o agradeciam. Foram distribuídos 50 mil ingressos para os peregrinos participarem da catequese, mas segundo as estimativas, o público presente era de mais de 150 mil pessoas.

O Papa ressaltou no seu discurso o significado do amor que se deve prestar à Igreja e a Cristo."Amar a Igreja significa também ter a valentia de tomar decisões difíceis, tendo sempre presente o bem da Igreja, e não o de si próprio", afirmou. Falando ao público de língua portuguesa, disse que "um papa não está sozinho na condução da barca de Pedro". "Embora lhe caiba a primeira responsabilidade, o Senhor colocou ao meu lado muitas pessoas que me ajudaram e me sustentaram", declarou o pontífice.
Bento XVI convidou os fiéis a rezarem por ele e pelo próximo papa. Ele agradeceu a Deus por tê-lo guiado nesses oito anos de papado e pediu para que a Igreja amasse Jesus "com a oração e com uma vida cristã coerente". "Deus ama-nos, mas espera também que nós o amemos!", recordou. O Romano Pontífice falou também das várias cartas que recebeu de pessoas simples enquanto esteve à frente da Igreja nestes últimos anos. Afirmou que essas manifestações afetuosas permitiam "tocar com a mão o que é a Igreja", pois ela não é uma organização ou uma associação com fins religiosos ou humanitários, "mas um corpo vivo, uma comunhão de irmãos e irmãs no Corpo de Jesus Cristo, que nos une a todos". "Experimentar a Igreja neste modo e poder assim com que poder tocar com as mãos a força da sua verdade e do seu amor, é motivo de alegria, num tempo em que tantos falam do seu declínio", declarou o papa entre os aplausos dos fiéis.
Bento XVI assumiu a Cátedra de Pedro em 19 de abril de 2005, aos 79 anos de idade. Nesses oitos anos de pontificado, presidiu 348 audiências gerais, das quais participaram 4,9 milhões de pessoas até dezembro de 2012. Além disso, escreveu três encíclicas (Deus caritas est, Spe salvi e Caritas in veritate), a biografia de Jesus, na aclamada trilogia "Jesus de Nazaré", participou de três Jornadas Mundiais da Juventude, sendo a última em Madrid, Espanha, com a presença de mais de dois milhões de jovens e fez mais de 50 viagens apostólicas por todo o mundo, incluindo o Brasil em 2007, quando veio para canonizar Frei Galvão e abrir a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe.
A partir das 20h (locais) de amanhã, 28/02, se inicia o tempo de Sé vacante, como estabeleceu o Papa Bento XVI no seu discurso em que anunciou a renúncia. Segundo o porta voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, Joseph Ratzinger continuará a usar o nome de Bento XVI e o título honorífico de "Sua Santidade". Ele deverá ser chamado de "Papa emérito" ou "Pontífice Romano Emérito". Já o seu anel papal deverá ser quebrado, como prescreve a tradição quando termina um pontificado. Bento XVI foi o primeiro papa a renunciar em quase 600 anos.
Autor: Equipe Christo Nihil Praeponere

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Bento XVI no último Angelus : “Não abandono a Igreja”



“Não abandono a Igreja, pelo contrário. Continuarei a servi-la com a mesma dedicação e o mesmo amor”: palavras de Bento XVI pronunciadas em seu último Angelus como Pontífice, neste domingo, 24 de fevereiro.
              
O Senhor me chama a "subir o monte”, para me dedicar ainda mais à oração e à meditação. Mas isto não significa abandonar a Igreja, ao contrário, se Deus me pede isso é precisamente para que eu possa continuar a servi-la com a mesma dedicação e o mesmo amor com o qual eu fiz até agora, mas de um modo mais adequado à minha idade e às minhas forças.

A Praça S. Pedro estava lotada este domingo para este evento histórico. Faixas e cartazes em várias línguas demonstraram o carinho dos fiéis. A Praça desde as primeiras horas da manhã aos poucos foi sendo tomada por religiosas, sacerdotes, turistas, mas principalmente por famílias com crianças e muitos jovens.

Ao meio-dia, assim que a cortina da janela de seus aposentos se abriu, Bento XVI foi aclamado pela multidão.


Comentando o Evangelho da Transfiguração do Senhor, o evangelista Lucas ressalta o fato de que Jesus se transfigurou enquanto rezava: a sua é uma experiência profunda de relacionamento com o Pai durante uma espécie de retiro espiritual que Jesus vive sobre um alto monte na companhia de Pedro, Tiago e João.

Meditando sobre esta passagem do Evangelho, explicou o Pontífice, podemos tirar um ensinamento muito importante. Antes de tudo, a primazia da oração, sem a qual todo o trabalho de apostolado e de caridade se reduz ao ativismo. Na Quaresma, aprendemos a dar o justo tempo à oração, pessoal e comunitária, que dá fôlego à nossa vida espiritual. Além disso, a oração não é um isolar-se do mundo e de suas contradições.

A existência cristã – disse o Papa, citando sua Mensagem para a Quaresma –, consiste num contínuo subir o monte do encontro com Deus, para depois descer trazendo o amor e a força que dele derivam, a fim de servir nossos irmãos e irmãs com o mesmo amor de Deus.

“Queridos irmãos e irmãs, esta Palavra de Deus eu a sinto de modo particular dirigida a mim, neste momento da minha vida. O Senhor me chama a "subir o monte”, para me dedicar ainda mais à oração e à meditação. Mas isto não significa abandonar a Igreja, ao contrário. Se Deus me pede isso, é precisamente para que eu possa continuar a servi-la com a mesma dedicação e o mesmo amor com o qual eu fiz até agora, mas de um modo mais adequado à minha idade e às minhas forças.”

Na saudação em várias línguas, Bento XVI falou também em português: “Queridos peregrinos de língua portuguesa que viestes rezar comigo o Angelus: obrigado pela vossa presença e todas as manifestações de afeto e solidariedade, em particular pelas orações com que me estais acompanhando nestes dias. Que o bom Deus vos cumule de todas as bênçãos”.
____________________________________
Fonte: CNBB.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Abertura da CF 2013 reúne multidão em São Luís-ma!


 Com a participação de centenas de católicos a Arquidiocese de São Luís abriu dia 16, sábado, a Campanha da Fraternidade de 2013. A abertura foi realizada no Parque do Bom Menino e reuniu grande número de sacerdotes, religiosos e religiosas, seminaristas e autoridades políticas.
O arcebispo de São Luís, dom José Belisário da Silva, foi cumprimentado pelo prefeito municipal, Edivaldo Holanda Júnior. O arcebispo recebeu ainda os cumprimentos do vice-governador Washington Oliveira, do corregedor-geral de Justiça, desembargador Cleones Cunha, do deputado Afonso Manoel e dos vereadores José Joaquim e Helena Duailibe.
Bispo auxiliar de São Luís, dom José Carlos Chacorowski deu as boas-vindas e agradeceu a todos pela presença.
O tema da Campanha é Fraternidade e Juventude e o lema Eis-me aqui, envia-me. Sob a coordenação do Setor Juventude e da Pastoral da Juventude da arquidiocese, durante toda a cerimônia de lançamento a reflexão foi sobre a situação do jovem na sociedade.
Segundo o Texto Base da Campanha, o objetivo geral é “acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz”.
O lançamento oficial da CF2013 feito pela Arquidiocese de São Luís marca o início de uma caminhada descentralizada da Igreja. Na mesma data, à noite, várias paróquias realizaram sua abertura oficial da Campanha. O mesmo aconteceu no domingo, dia 17, quando outro tanto de igrejas abriram oficialmente a Campanha da Fraternidade.
A partir de agora, na maioria das paróquias, serão promovidas reflexões sobre o tema em grupos de estudos e cursos de formação.

Texto: Bento Leite
Fotos: Cosme paschalle

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Discurso de Bento XVI anunciando a sua renúncia


O Papa Bento XVI lê nesta segunda-feira (11) o anúncio de sua renúncia, durante reunião de cardeais no Vaticano. A imagem foi divulgada pelo jornal ' L'Osservatore Romano', do Vaticano (Foto: AP)

“Caros irmãos:
Convoquei-os para este consitório, não apenas para as três canonizações, mas também para comunicar a vocês uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Após ter repetidamente examinado minha consciência perante Deus, eu tive certeza de que minhas forças, devido à avançada idade, não são mais apropriadas para o adequado exercício do ministério de Pedro. Eu estou bem consciente de que esse ministério, devido à sua natureza essencialmente espiritual, deve ser levado não apenas com com palavras e fatos, mas não menos com oração e sofrimento. Contudo, no mundo de hoje, sujeito a mudanças tão rápidas e abalado por questões de profunda relevância para a vida da fé, para governar o barco de São Pedro e proclamar o Evangelho, é necessário tanta força da mente como do corpo, o que, nos últimos meses, se deteriorou em mim numa extensão em que eu tenho de reconhecer minha incapacidade de adequadamente cumprir o ministério a mim confiado. Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro, confiado a mim pelos cardeais em 19 de abril de 2005, a partir de 28 de fevereiro de 2013, às 20h, a Sé de Roma, a Sé de São Pedro, vai estar vaga e um conclave para eleger o novo Sumo Pontífice terá de ser convocado por quem tem competência para isso.
Caros irmãos, agradeço sinceramente por todo o amor e trabalho com que vocês me apoiaram em meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. E agora, vamos confiar a Sagrada Igreja aos cuidados de nosso Supremo Pastor, Nosso Senhor Jesus Cristo, e implorar a sua santa mãe Maria, para que ajude os cardeiais com sua solicitude maternal, para eleger um novo Sumo Pontífice. Em relação a mim, desejo também devotamente servir a Santa Igreja de Deus no futuro, através de uma vida dedicada à oração.”
Papa Bento XVI
Papa Bento XVI, hoje com 85 anos, foi eleito em 19 de abril de 2005, como o 265º Papa, para suceder o Papa João Paulo II. Nascido em Marktl am Inn, Alemanha, no dia 16 de abril de 1927.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Carnaval no Rebanhão 2013, em São Luís-ma!

 Encontro de carnaval da Renovação Carismática de SãLuís chega a 21ª edição.

Por Virgínia Diniz



A Renovação Carismática Católica (RCC) da Arquidiocese de São Luís do Maranhão realizará nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, o 21º Rebanhão, encontro esperado por milhares de ludovicenses, católicos e nãocatólicos, durante o período de carnaval . Com uma programação aberta ao público, o Rebanhão acontecerá no Ginásio Castelinho, das 8h às 19h e terá animação de bandas locais.
Lázaro Praxedes

O Rebanhão não é um retiro, nem um evento organizado para as pessoas que não gostam de carnaval ou mesmo de dançar e se divertir. O objetivo é oferecer uma opçãodiferente de carnaval, onde teremos a alegria peculiar do momento, mas, sobretudo, demonstramos como celebramos nossa fé através da vida!”, explica diácono Francisco Camêlo, coordenador da RCC em São Luís, que um dos pregadores do encontro. Ele acrescenta queo Rebanhão é um evento para todas as idades, classes sociais e até mesmo credo. E que apesar de promovido pela RCC, o Rebanhão hoje reúne católicos de todos os movimentos e pastorais da Igreja.
Diácono Francisco Camêlo

Nesse ano, o tema do Rebanhão é retirado do Evangelho de São João, capítulo 11, versículo 40, “Se creres, verás a glória de Deus” (Jo 11,40), o mesmo que será vivido pela RCC de todo o Brasil. Pregarão no encontro: diácono Francisco Camêlo, coordenador da RCC de SãoLuís, Lázaro Praxedes, do ministério nacional de pregação da RCC e os coordenadores estadual e diocesano da pregação na RCC do Maranhão e de SãoLuís, João Luiz Farias e Raphael Shliebe, respectivamente.
João Luiz

Entre as milhares de ovelhas que acompanham esse rebanho estão os jovens, em sua maioria entre 15 e 29 anos, que encontram no Rebanhão um alegria singular. Alguns participam do evento desde o início da adolescência. É o caso de Aline Diniz, 20 anos, que começou a participar do Rebanhão aos 12 anos, e até hoje só perdeu um. “Ano passado eu tive um problema na minha família e não pude participar. Senti muito, porque oRebanhão pra mim é uma festa esperada o ano inteiro! Quando penso em Carnaval, penso no Rebanhão!”, exclama Aline.

Raphael Shliebe
Segundo a organização, isto se deve a característica do evento, que mescla momentos de reflexão espiritual, orações, adoração e expressões artísticas, sempre vivenciando a alegria do período carnavalesco, com oolhar voltado para a fé.

Carnaval para as crianças é no Rebanhãozino!
Realizado há oito anos com o objetivo de oferecer às crianças um espaço de diversão e fé, similar aoRebanhão, mas com uma linguagem adaptada para omundo infantil, o Rebanhãozinho vem a cada ano aumentando o número de ovelhinhas que, acompanhadas de pais ou responsáveis, têm experimentado um carnaval diferente!

Um espaço kid  será preparado para o Rebanhãozinho, que acontecerá no Ginásio Castelinho, das 08h às 17h, com entrada franca. Nos intervalos de almoço, lanche e missa (17horas) as crianças ficarão com os pais.

 
O que? REBANHÃO 2013, 21ª edição.

Quando? 10, 11 e 12 de fevereiro de 2013.

Tema? “Se creres, verás a glória de Deus” Jo 11,40

Pregadores? Lázaro Praxedes, do ministério nacional da Pregação RCC Brasil; Diácono Francisco Camêlo, coordenador estadual e diocesano da RCCMA e SãoLuís; Raphael Shliebe, coordenador diocesano do Ministério da Pregação, RCC São Luís e João Luiz Farias, coordenador estadual do Ministério da Pregação, RCC Maranhão.

Onde? Ginásio Castelinho, Outeiro da Cruz.

Horários? 8h às 19h, com missa diária às 17 horas.

Atrações? Ministério de Música e Arte da RCC e show com banda nacional, Oz Piradinhos, dia 12 de fevereiro (13h30 às 15h)

Como participar? Entrada Franca. A única taxa cobrada são para as pessoas que desejarem adquirir as cadeiras na quadra. Porém, será liberada para entrada de idosos, com dificuldade de locomoção e deficientes.

Informações: Associação Cristo Rei, sede da RCC, em frente a praça Viva Angelim. Fone: (98) 3246 7870 e 8148 3366.

Agendamento de entrevistas:
Virgínia Diniz – (98) 8148 3366
Ministério da Comunicação Social RCC/MA