terça-feira, 28 de maio de 2013

Mensagem do Frei Luís Spelgatti sobre a Solenidade de Corpus Christi

FONTE: Blog da PNSPS Cohab
Frei Luis Spelgatti, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Esta solenidade realça a presença real, verdadeira e substancial de Jesus na Eucaristia. O Pão do céu é nos oferecido como sustento para nossa vida.

A festa do Corpo e Sangue de Cristo è a festa da comunidade reunida ao redor do altar  e que está na presença do Senhor; é a festa do “Proceder –Caminhar” com o Senhor; è a festa da adoração e da inclinação diante daquele que primeiro inclinou-se  até nós doando e entregando sua vida por nós; é a festa que descreve o ser e agir dos cristãos, que a imitação de Jesus doam a própria vida no serviço, na generosidade, no amor.

Uma bela demonstação de fé, amor e veneração à presença real de Cristo que pela Eucaristia continua em nosso meio.

Na vigília da solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor Jesus as comunidades da Paróquia são convidadas para uma vigília de adoração.


No dia 30 de maio ás 06:30 nos encontraremos na Matriz para celebrar a Santa Missa com renovação do mandato dos Ministros Extraordinários da Santa Comunhão e a seguir realizaremos a tradicional procissão de Corpus Christi.

Alguns lembretes para a procissão:

ü  A procissão, é um sinal da caminhada da Igreja neste mundo rumo ao Pai, juntamente com Cristo e com os irmãos.

ü  Na procissão de Corpus Christi compreendemos que caminhamos com Cristo e somos alimentados pela Eucaristia, alimento da caminhada.

ü  A procissão de Corpus Christi é um rito que dá continuidade à missa. É  sinal que, depois de participar da missa, levamos Cristo para a comunidade. Neste dia, faz-se um gesto simbólico que acontece com a procissão, mas no dia a dia isso deverá acontecer com a vida diária.

ü   Os altares que enfeitam as ruas e as frentes das casas são manifestações de louvor e de respeito para com a Eucaristia. Por isso, quanto mais artísticos, melhor.
 
Oração
Transformai minha vida em oferta, Senhor!
Quero colocá-la em vosso altar,
como oferenda santa, pura agradável;
como sacrifício vivo diante de vossos olhos.
Tomai minha vida, Senhor!
Eu a ofereço a ti, como oferta especial,
como aquilo que tenho de mais precioso.
Eu ofereço a vida como minha única e grande riqueza.
Acolhei a oferta de minha vida, Senhor!
Que ela seja Eucarística,
sincera ação de graças a ti.
Amém!
 
 
Frei Luis Spelgatti
pároco

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Abertas inscrições para Encontro da CRD Nordeste 5


Do cnd.org.br

A Comissão Regional dos Diáconos - CRD NE 5 (Maranhão) estará realizando o Encontro Regional de Diáconos e Esposas nos dias 19 a 21 de julho de 2013, na Casa de Retiros Oásis (Rua Frei Hermenegildo, Aurora – São Luis).
O tema será Perseverança e missão na Diaconia, e o lema “Fé que nos faz irmãos para seguir.” ( At 2,44). As inscrições deverão ser feitas até 15 de julho. Valor da participação: R$ 110,00. Levar Túnica, Estolas, Liturgia das Horas, Objetos e comidas típicas, instrumentos musicais.
Informações: (98) 3238-6322 e 8834-6063 - Diácono Carlos Augusto; (98) 3346-1087 / 9613-0602 - Diácono Desterro
 Lavapés 2

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Jovens maranhenses em contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude



De oimparcial.com.br

2.300 ludovicenses já se inscreveram para a JMJ Rio 2013. 2,5 milhões de pessoas de todo o mundo é o público esperado para o encontro


Faltando menos de três meses para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013, que acontecerá de 23 a 28 de julho, na cidade do Rio de Janeiro, a juventude católica de São Luís já está em contagem regressiva para o maior evento de jovens católicos do mundo. Em 28 edições, esta será a primeira vez que o evento será no Brasil. Na ocasião, jovens do mundo inteiro terão um encontro com o papa Francisco (primeiro latino-americano a ocupar o cargo mais alto da Igreja Católica).
Juventude católica de São Luís se prepara para a Jornada Mundial da Juventude em julho deste ano, no Rio de Janeiro (Honório Moreira/OIMP/D.A. Press)
Juventude católica de São Luís se prepara para a Jornada Mundial da Juventude em julho deste ano, no Rio de Janeiro
Na capital maranhense, de acordo com o coordenador do Setor Juventude da Arquidiocese de São Luís, Késsio Rabelo, até o momento, um total de 2.300 ludovicenses se inscreveram para participar da Jornada Mundial da Juventude. “Esses são os números preliminares repassados a nós pelo setor de inscrição da JMJ a nível nacional. Essas mais de 2 mil pessoas, são na sua maioria jovens das diversas paróquias que compõe a Arquidiocese, mas existem também adultos inscritos, e o número ainda deve aumentar até o fim do período das inscrições”, explica Késsio.

De acordo com o coordenador, os milhares de jovens inscritos no evento estão divididos em grupos espalhados nas 48 paróquias da Arquidiocese de São Luís, a exemplo dos que foram organizados nas paróquias de Nossa Senhora da Penha (Anjo da Guarda) e São José Operário do Bonfim (Vila Nova).

Para se preparar para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, o jovem Leandro Evangelista, de 20 anos, diz que está recorrendo a vídeos e fotos das edições anteriores do evento. Ele revela que a cada testemunho de jovens que vivenciaram outras jornadas, que ele assiste ou a cada foto que visualiza a emoção e a expectativa tornam-se ainda maior. 
`Fico muito mais empolgado ao ver tantos jovens falando das experiências vivenciadas nas jornadas. A emoção e ansiedade só aumentam. Chego até a chorar ao imaginar como deve ser bom partilhar todos aqueles momentos com tantos jovens de diferentes nacionalidades, mas com um mesmo ideal, renovar e aumentar a nossa fé`. (Honório Moreira/OIMP/D.A. Press)
Para se preparar para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, o jovem Leandro Evangelista, de 20 anos, diz que está recorrendo a vídeos e fotos das edições anteriores do evento. Ele revela que a cada testemunho de jovens que vivenciaram outras jornadas, que ele assiste ou a cada foto que visualiza a emoção e a expectativa tornam-se ainda maior. `Fico muito mais empolgado ao ver tantos jovens falando das experiências vivenciadas nas jornadas. A emoção e ansiedade só aumentam. Chego até a chorar ao imaginar como deve ser bom partilhar todos aqueles momentos com tantos jovens de diferentes nacionalidades, mas com um mesmo ideal, renovar e aumentar a nossa fé`.
Nas paróquias localizadas na Área Itaqui-Bacanga, os jovens uniram-se e formaram dois grupos compostos por participantes dos dois setores, sendo um grupo formado por pessoas que participarão da JMJ durante toda a semana em que o evento será realizado e outro grupo que participará apenas dos últimos três dias do encontro (fim de semana).

Segundo o coordenador da Pastoral da Juventude da Paróquia de São José Operário do Bonfim e um dos coordenadores dos grupos que vão à Jornada Mundial da Juventude, Willian Pimenta, os dois grupos são formados por 65 jovens das duas paróquias, sendo 37 pessoas no grupo do fim de semana e 28 no grupo da semana inteira. Esses grupos, de acordo com Willian, estão organizados e se preparando desde o segundo semestre de 2012. Muitos vão viajar rumo á Cidade Maravilhosa no dia 20 de julho, enquanto outros irão apenas quatro dias antes do evento encerrar.

Outra coordenadora dos grupos pró-JMJ, é a jovem Jezibel Pinheiro, de 26 anos. Ela é uma das responsáveis pela parte de controle de finanças do grupo e contou como está sendo a arrecadação de recursos que ajudaram a pagar as inscrições dos participantes do evento e que contribuirão para custear as passagens dos mesmos. “Nós organizamos um cronograma de atividades desde quando começamos a nos reunir no ano passado. Realizamos atividades como: passeios, rifas, vendas de lanches nas missas, além de receber algumas contribuições da comunidade. Tudo isso com a finalidade de arrecadar verbas que ajudem no custeio dos gastos da JMJ, desde o pagamento da taxa de inscrição até as passagens rumo ao Rio de Janeiro”, explicou.

Ainda de acordo com Jezibel, ao final dos preparativos para a Jornada, será feita uma divisão dos recursos arrecadados entre os membros dos grupos. A ideia, segundo a coordenadora, é dividir igualmente entre os jovens que trabalharam na arrecadação dos recursos, entretanto, também serão avaliado quais jovens mais terão necessidade para custear os gastos.

Preparação espiritual e expectativas
Além da organização estrutural e financeira, os jovens que vão a Jornada Mundial da Juventude, também se preparam espiritualmente para vivenciarem os momentos do evento. Reuniões, vigílias, encontros temáticos, entre outras atividades já estão sendo realizadas nas diversas paróquias da Arquidiocese de São Luís, no intuito de preparar as pessoas que participarão do encontro internacional. “A preparação de quem vai a Jornada Mundial da Juventude tem que ser uma preparação integral, que integre mente e espírito. Por isso, os encontros reflexivos e as vigílias são muito importantes nesse período pré-jornada”, reforça o coordenador do grupo de oração Mensageiros da Paz, da Paróquia Santo Antônio de Pádua, no Parque Shalom, Thiago Allisson.

De acordo com Thiago, essa preparação é importante porque o encontro mundial de jovens católicos é mais que apenas um megaevento, é “uma oportunidade de partilhar a fé e vivenciar momentos com outros jovens que vivem o mesmo ideal e aumentar a unidade da Igreja”.

O coordenador da Pastoral da Juventude da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, no Anjo da Guarda, Branco Aquino, disse que os encontros em preparação a JMJ só fazem aumentar a expectativa para os momentos que irá vivenciar no Rio de Janeiro. “A expectativa está a mil por hora. Só aumenta a cada dia e a cada atividade realizada na preparação rumo a Jornada. O coração batendo forte esperando, especialmente, o grande momento de estar junto com o papa Francisco e com os milhões de jovens do mundo inteiro. Com certeza esse momento vai ser especial e será único na minha vida na Pastoral da Juventude, na minha atuação na Igreja”, relata.

Já para a jovem Deydianne Silva, a expectativa é maior pelo encontro que os jovens terão com o papa Francisco. Ela explica, que as atitudes do pontífice sul-americano, eleito recentemente após a renúncia de Bento VXI, aumentaram a vontade de conhecê-lo e de ouvir seus ensinamentos com maior proximidade. “É um papa com a cara e o jeito jovem de ser igreja”, define ela.

 (Honório Moreira/OIMP/D.A. Press)
JMJ – Rio 2013

A última edição da Jornada ocorreu em agosto de 2011, em Madri, para onde se dirigiram 2 milhões de pessoas de mais de 190 países. Na Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro (JMJ – Rio 2013), a expectativa dos organizadores é de bater essa marca, com um público de 2,5 milhões. Até o fim de abril, aproximadamente 200 mil devotos de 163 nacionalidades e cinco continentes tinham feito a inscrição. Desse total, 60% são brasileiros; 20% latinos; e outros 20%, do restante do mundo.

Para JMJ – Rio 2013, o tema escolhido é “Ide e fazei discípulos em todas as nações”. Na programação, a primeira grande cerimônia ficará a cargo do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, em 23 de julho, na Praia de Copacabana. No dia 25, ocorrerá uma celebração para acolhimento do papa Francisco e, no dia 26, a via-sacra. Na sequência, em 27 de julho, a vigília com o pontífice reunirá os peregrinos em uma noite de oração e, no último dia, haverá uma missa, em que será anunciada a próxima cidade sede do evento.

InscriçõesOs interessados em participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, ainda podem se inscrever. Para isso, basta acessar a página oficial do evento, o site www.rio2103.com. São sete modalidades de cadastro, com preços que variam de R$ 106 a R$ 608.

Lista de países com mais inscritos para a JML 2013
1° lugar - Brasil
2° lugar - Argentina
3° lugar - Estados Unidos
4° lugar - França
5° lugar - Venezuela
6° lugar - Itália
7° lugar - Chile
8° lugar - Equador
9° lugar - Paraguai
10° lugar – Peru