quinta-feira, 27 de junho de 2013

Arquidiocese de São Luís se despede de bispo auxiliar Dom José Carlos

Por Virgínia Diniz

Dom José Carlos Chacorowski será o novo bispo da Diocese de Caraguatatuba (SP)

Sexta-feira, 28, na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, Cohatrac, às 19 horas, clero e féis da Arquidiocese de São Luís do Maranhão realizarão uma homenagem e missa de despedida para o bispo auxiliar da, dom José Carlos Chacorowski, nomeado na última quarta-feira, dia 19, o novo bispo da Diocese de Caraguatatuba, Estado de São Paulo.

“Estou disposto a caminhar junto com o clero, os religiosos, seminaristas, líderes e o povo de Deus”, reforçou Dom Chacorowski, em carta de agradecimento à diocese de Caraguatatuba.

Dom José Carlos exerce a função de bispo auxiliar em São Luís desde dezembro de 2010, e desde então tem exercido um intenso trabalho com a assessoria aos movimentos e pastorais, e ainda com a Pastoral Universitário, aonde atua como assessor espiritual e orientador.

Em nota oficial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dia 19, dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, felicitou a nova missão de dom José Carlos. “Rezamos por dom Chacorowski e pelo povo de Caraguatatuba, para que Pastor e rebanho tenham tempo de muito fruto na caminhada do anúncio do Reino de Deus”.

A posse de dom José  Carlos Chacorowski, na diocese de Caraguatatuba está prevista para o dia 17 de agosto.

Um pouco da vida e missão de Dom José
Dom José Carlos Chacorowski, 57 anos, nasceu na cidade de Curitiba (PR) e foi ordenado padre, em 1980, por ocasião da visita do Papa João Paulo II ao Brasil, em cerimônia presidida pelo pontífice.

Após ordenado foi missionário, durante cinco anos, na República Democrática do Congo (antigo Zaire), na década de 1980, logo após sua ordenação. De volta ao Brasil, trabalhou por mais de dez anos à frente da Pastoral Rodoviária. Foi diretor espiritual das Filhas da Caridade da província de Curitiba (PR), entre os anos de 2005 e 2009 e na província do Amazônas, entre os anos de 2009 e 2010, ano em que foi nomeado bispo pelo papa Bento XVI, com a função de bispo auxiliar na Arquidiocese de São Luís do Maranhão. 

terça-feira, 25 de junho de 2013

Nota da CNBB: "Ouvir o clamor que vem das ruas"

FONTE: cnbb.org.br

E-mailImprimirPDF
cnbblogoOs bispos manifestam "solidariedade e apoio às manifestações, desde que pacíficas, que têm levado às ruas gente de todas as idades, sobretudo os jovens". A presidência da CNBB apresentou a Nota em entrevista coletiva e o documento foi aprovado na reunião do Conselho Permanente concluída na manhã desta sexta-feira, 21 de junho.
Leia a Nota:
Ouvir o clamor que vem das ruas
Nós, bispos do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunidos em Brasília de 19 a 21 de junho, declaramos nossa solidariedade e apoio às manifestações, desde que pacíficas, que têm levado às ruas gente de todas as idades, sobretudo os jovens. Trata-se de um fenômeno que envolve o povo brasileiro e o desperta para uma nova consciência. Requerem atenção e discernimento a fim de que se identifiquem seus valores e limites, sempre em vista à construção da sociedade justa e fraterna que almejamos.
Nascidas de maneira livre e espontânea a partir das redes sociais, as mobilizações questionam a todos nós e atestam que não é possível mais viver num país com tanta desigualdade. Sustentam-se na justa e necessária reivindicação de políticas públicas para todos. Gritam contra a corrupção, a impunidade e a falta de transparência na gestão pública. Denunciam a violência contra a juventude. São, ao mesmo tempo, testemunho de que a solução dos problemas por que passa o povo brasileiro só será possível com participação de todos. Fazem, assim, renascer a esperança quando gritam: “O Gigante acordou!”
Numa sociedade em que as pessoas têm o seu direito negado sobre a condução da própria vida, a presença do povo nas ruas testemunha que é na prática de valores como a solidariedade e o serviço gratuito ao outro que encontramos o sentido do existir. A indiferença e o conformismo levam as pessoas, especialmente os jovens, a desistirem da vida e se constituem em obstáculo à transformação das estruturas que ferem de morte a dignidade humana. As manifestações destes dias mostram que os brasileiros não estão dormindo em “berço esplêndido”.
O direito democrático a manifestações como estas deve ser sempre garantido pelo Estado. De todos espera-se o respeito à paz e à ordem. Nada justifica a violência, a destruição do patrimônio público e privado, o desrespeito e a agressão a pessoas e instituições, o cerceamento à liberdade de ir e vir, de pensar e agir diferente, que devem ser repudiados com veemência. Quando isso ocorre, negam-se os valores inerentes às manifestações, instalando-se uma incoerência corrosiva que leva ao descrédito.
Sejam estas manifestações fortalecimento da participação popular nos destinos de nosso país e prenúncio de novos tempos para todos. Que o clamor do povo seja ouvido!
Sobre todos invocamos a proteção de Nossa Senhora Aparecida e a bênção de Deus, que é justo e santo.
Brasília, 21 de junho de 2013
Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB
Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luís
Vice-presidente da CNBB
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB