segunda-feira, 19 de maio de 2014

Papódromo onde João Paulo II celebrou missa em São Luís, vai virar santuário


Papódromo teve sua primeira atividade que marca a revitalização do espaço, que transformará em santuário de São João Paulo II.
 (DIEGO EMIR/ O IMP/D.APRESS)
Papódromo teve sua primeira atividade que marca a revitalização do espaço, que transformará em santuário de São João Paulo II.
Um local santo. Assim pode ser classificado pelos católicos o Papódromo (região do Aterro do Bacanga), local onde São João Paulo II celebrou missa, durante sua passagem pelo Brasil em outubro de 1991. No entanto, após 23 anos a estrutura projetada especialmente para receber o pontífice na época, está abandonada. Porém essa realidade deve mudar. Na manhã de ontem o arcebispo Dom José Belisário, conduziu a cerimônia eucarística que marca o inicio das atividades de transformação do espaço em um santuário.

Cedido para a Igreja Católica desde 2007 pelo governo do estado, o Papódromo será revitalizado a partir de julho deste ano, é o que garante Edmilson Aragão, coordenador da regional Nordeste do Terço dos Homens e idealizador do projeto. Inicialmente a obra consistirá na construção da Capela Mãe Rainha, que está orçada em R$100 mil e deve demorar um ano para ficar pronta, porém esta será apenas a primeira fase do projeto de transformação do local abandonado em santuário.
Estrutura do Papódromo está totalmente abandonada. Não existem portas e paredes estão avariadas. (DIEGO EMIR/ O IMP/D.APRESS
)
Estrutura do Papódromo está totalmente abandonada. Não existem portas e paredes estão avariadas.
De acordo com Edimilson Aragão, o projeto completo de revitalização do Papódromo custaria algo em torno de R$2 milhões e para que isso vire realidade é necessário o apoio do governo estadual, prefeitura e da iniciativa privada. “Dividimos o projeto em três etapas, mas no momento não dispomos desse recurso, então iniciaremos com a construção da Capela da Mãe Rainha e a revitalização deste espaço. Por enquanto só a comunidade católica apoia o projeto. Vamos construir a capela com o recurso próprio de doações dos católicos, a partir de julho. Mas também estamos abertos para receber o apoio do poder público e da iniciativa privada”, declarou.

Apesar de não ter ocorrido ainda nenhuma sinalização do governo estadual e nem da prefeitura de São Luís, sobre a possibilidade de apoio. O deputado estadual Afonso Manoel (PMDB), um dos militantes do movimento católico no estado, aproveitou a oportunidade para informar que está garantindo parte de suas emendas parlamentares para o projeto de construção do santuário.

“Em 2007, eu apresentei o projeto de concessão deste espaço para a Arquidiocese de São Luís. Na época, o ex-governador Jackson Lago concedeu essa benção, que tem duração de 10 anos. Passaram-se sete anos e já temos que pensar na renovação da concessão, mas antes disso, vamos garantir a revitalização deste espaço que é um símbolo para os católicos maranhenses e brasileiros. Para o próximo ano, já tem a garantia de minhas emendas para a consolidação desse sonho”, revelou Afonso Manoel.

Dom José Belisário informou que o local pode se tornar um espaço de peregrinação, por conta da importância histórica. “A ideia é fazer um memorial João Paulo II e com a Capela da Mãe Rainha, o que se tornará em um santuário, para ser usado permanentemente para eventos religiosos e outros. Aqui será uma referência para o mundo todo, afinal aqui ainda estão os passos deixados por um santo da nossa Igreja Católica”, comentou.

Para lançar a ideia foi realizada uma grande caminhada ontem, que reuniu grupos de terço dos homens de diferentes regiões do estado. Segundo explicou, Edimilson Aragão é este setor da Igreja Católica que está tomando a frente do projeto e conduzirá até a sua conclusão.

Santuário
Além de revitalizar o Papódromo, que hoje está abandonado e construir a Capela da Mãe Rainha, o projeto do Santuário de São João Paulo II, consiste ainda na construção de um espaço para exposição permanente da memória do papa, reunindo objetos, fotos e todo arquivo que ficou no estado durante sua passagem no inicio da década de 90.

Além disso, é previsto a construção de 60 apartamentos, três auditórios que variam com espaço para abrigar de 50 a 200 pessoas, assim como também uma cozinha industrial. O coordenador do projeto, explica que esta estrutura é pensada para que grandes eventos católicos possam ocorrer no estado, além de oferecer a população um espaço para desenvolvimento de outras atividades.

Hoje, o local está com rachaduras, paredes descascadas, não existem portas, a cobertura que abrigou o papa em 1991 já não existe mais e até árvores surgiram no local. O que mais chama a atenção de quem passa pelo Papódromo é a sujeira, são restos de comida, bebida e até fezes são vistos no interior da estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário