sexta-feira, 9 de setembro de 2011

ESTÁ CHEGANDO A 11ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS DO MARANHÃO


Do 
 Blog do Carlos Hermes



Nos próximos dias 10 e 11 de Setembro será realizada no Piquiá, município de Açailândia, a11ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão. O evento tem por tema: “Terra, Água, Direitos: Resistir, Defender e Construir” e como lema: “É tempo de destruir os sistemas que destroem a terra!”(cf. Ap 11,18c). A Romaria é promovida pela CNBB Regional 5 (Conferência dos Bispos do Maranhão) e organizada pela diocese de Imperatriz. Milhares de pessoas do estado inteiro são esperadas nessa noite de celebração, denúncia e caminhada.

Na grande noite da romaria cada diocese apresentará os conflitos socioambientais de sua região, dando voz às comunidades atingidas e reivindicando o direito à terra e a uma gestão plural e participada das águas. Haverá também espaço para apresentações culturais, testemunhas de esperança e resistência dos povos e comunidades tradicionais, e muita musica com vários cantores da terra.

Sábado 10 de Setembro:
A partir das 14 hs acolhida no Piquiá de Cima (Campo de Futebol)
19-21 hs: Acolhida ‘animada’ recebendo os grupos
21 hs: Mística de acolhida das dioceses
21.30 hs: Grande celebração eucarística presidida por todos os Bispos do Maranhão
23.30 hs – 5.30 hs: Apresentações de cada diocese
Domingo 11 de Setembro:
6.00 hs: Caminhada até o Piquiá de Baixo (3 km)
7.30 hs: Mística de encerramento
No local da Romaria haverá barracas de comida, artesanato e venda de camisetas do evento.
A partir dês 16.00 hs do sábado ônibus sairão a cada hora da Rodoviária de Açailândia e da praça da Vila Ildemar (a partir das 16h) e voltarão na manhã de domingo ao preço especial de 1, 50 R$.
A 11ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão será um momento de reflexão e de alegria, para o povo expressar sua fé, seus sofrimentos, sua resistência, sua ternura, demonstrando sua capacidade de partilhar a vida, a terra, a água, os sonhos e as conquistas, sem deixar de lado o desejo de luta por mudança, a busca constante por uma sociedade melhor em que a vida seja respeitada.
Piquiá foi escolhida pelos bispos e a igreja do Maranhão porque Programa Grande Carajás, bem como todos os grandes projetos de desenvolvimento, traz lucro para poucos e impactos para todos. "O lucro é privado, os impactos públicos".
Está na hora de buscar alternativas aos chavões do 'desenvolvimento': o que queremos não é isso, mas sim felicidade e bem-viver, que se medem com outros parâmetros!
Para mais informações acesse: http://sites.google.com/site/11romariaterraeaguas/
--

Nenhum comentário:

Postar um comentário