terça-feira, 26 de março de 2013

Gari maranhense Maria Goreth receberá o prêmio "Reflexão e Ação, gente que faz"


Patrícia Cunha - Patrícia Cunha



Você pode imaginar uma pessoa positiva, o tempo todo pensando para cima? Pois então calcule isso em dobro e chegamos à ludovicense Maria Goreth Pereira Cantanhede, de 38 anos, mas com umabagagem  de quem já viveu e passou por muitas experiências, a mais marcante delas, como gari. Marcante por que foi graças a essa profissão que ela começou a ter seu talento conhecido e reconhecido, dentro e fora de São Luís. Tanto que agora, ela que já passou por tantos estados mostrando seu trabalho e história de vida, vai receber pela segunda vez, o prêmio Reflexão e Ação, gente que faz, dentro do programa Reflexão e Ação do canal pago TV Mundi (SP), do apresentador Nilo Belotto, na categoria Gente que faz tem a sua história.

A premiação é famosa por reconhecer o talento de pessoas que tem uma trajetória de vida especial marcada por lutas e superações, e que batalharam para conquistar algo. A entrega do prêmio será dia 3 de abril em São Paulo. Na ocasião ela fará uma exposição dos seus trabalhos artísticos como pintura em tela, livros e desenhos de moda. Goreth é artista plástica, artesã, estilista, escritora e dramaturga. "Eu fico muito feliz de ter meu talento reconhecido mais uma vez por esse programa e de saber que a minha história de vida pode inspirar outras pessoas", acredita Maria Goreth. 

Aos 10 anos Goreth começou a escrever poesias. A mãe, Terezinha Cantanhede Pereira (empregada doméstica e artesã), logo reconheceu o talento da filha, mas lamentava não poder publicá-las por falta de recursos financeiros. O pai, Raimundo Araújo, era pedreiro. "Já era uma vitória minha mãe me manter na escola. Ela não tinha condições de comprar nossos livros, imagina publicar. O tempo foi passando, mas eu nunca deixei de sonhar e acreditar que um dia seria poetisa", comenta a escritora.

Para ganhar algum dinheiro Goreth confessa que nunca ficou parada. Já foi babá, vendedora ambulante, de flores, dentre outras ocupações, até chegar a gari, aos 27 anos. E foi em um dia de comemoração à data, que ela teve oportunidade de mostrar suas poesias. O resultado disso foi a publicação do primeiro livro Confissões, diálogos e poesias (2004). "O Luís Jandir, que na época era diretor da Coliseu me ajudou muito. Daí por diante tive o apoio do então vereador Edivaldo Holanda Júnior para publicar o segundo livro, Garimpando poesias (2009)", conta Goreth.

Entre vassouras e canetas Garimpando poesias ficou pronto, e foi lançado na 3ª edição da Feira do Livro de São Luís. Na ocasião o apresentador Nilo Belotto estava no evento e conheceu o trabalho dela convidando-a a participar da premiação do seu programa. Ela se inscreveu e ganhou o primeiro lugar em 2010. O ano ainda foi marcante para a escritora que expôs seu livro na 9ª Bienal Internacional do Livro do Estado Ceará e na 21ª Bienal Internacional do Livro do Estado de São Paulo.

"Muitos me criticaram e me disseram que estar na Bienal de São Paulo era para quem tinha nome. Pois eu provei que eu tenho nome. Eu estive lá. Eu acreditei no meu sonho e realizei. Sempre meu pauto pela frase do escritor francês Victor Hugo que diz: 'eu caminho vivo no meu sonho estrelado'. Eu acredito nos meus sonhos", reforça Goreth.

"Para sonhos não há limites"

Goreth pode se identificar com a frase "Vim, vi e venci", proferida pelo general e cônsul romano Júlio César em 47 a.C. Ela conta que poderia ser improvável que uma gari publicasse três livros, expusesse seus trabalhos em feiras e virasse estilista e professora de artesanato. "Tenho muito orgulho do que já fui e do que sou agora. Filha de uma doméstica e de um pedreiro, convivendo em uma casa com doze pessoas, minha mãe às vezes deixava de comer para nos dar comida, mas eu nunca deixei de acreditar. Se hoje eu estou aqui é por que acreditei, e para sonhos não há limites", afirma.

O talento de Goreth passeia pelas artes plásticas, reciclagem, esculturas em E.V.A e diversas obras publicadas, as mais recentes Desejo Poético (2011) e Nos caminhos da poesia (2012). Todas autobiográficas. Para este ano Goreth deseja publicar o inédito Diário de Uma Poetisa e lançá-lo na Feira do Livro.

"Esse livro vem falando de toda a minha vida, da época em que eu passei fome, mas que nunca deixei de estudar por mais difícil que fosse; tem poesias reflexivas, românticas, falo dos meus sonhos e das realizações fazendo um recorte das minhas habilidades como artesã, escritora, estilista, enfim, tudo o que eu faço para que as pessoas saibam quem é a Goreth", diz ela.
Goreth ainda trabalha na Coliseu, mas hoje é professora de artesanato e quando é convidada vai contar sua história em outros lugares. Tendo a educação como suporte, ela está retomando a faculdade de Letras que havia trancado em 2008 por problemas pessoais. "As pessoas precisam acreditar que tudo é possível", diz.

Ela já recebeu um convite para a Bienal do Livro do Ceará em que será uma das homenageadas. Na ocasião ela deverá representar um texto teatral de sua autoria. Já em São Luís, ela se prepara para lançar um livro na Feira do Livro deste ano, sobre a vida dela utilizando a literatura de cordel. "Vai ser mais uma faceta", conta.

Prêmio
Em São Paulo após receber o prêmio Reflexão e Ação, dia 3, Goreth fará exposição dos seus trabalhos artesanais, literários e de moda, de 2 a 4; E no dia 5 ela ministrará palestras sobre a sua história de vida. A premiação consiste em um troféu e placa comemorativa. O prêmio acontece todos os anos durante aniversário do programa e reúne pessoas que viveram histórias de superação.

sexta-feira, 15 de março de 2013

'Vamos levar sabedoria aos jovens', diz Papa Francisco a cardeais.


Pontífice pediu que a Igreja Católica não ceda ao pessimismo.
Argentino foi escolhido como novo pontífice na quarta-feira (13).

Juliana CardilliDo G1, no Vaticano
Tropeço Papa Francisco (Foto: Reprodução/TV Globo)Papa tropeçou quando foi se levantar de trono na
audiência (Foto: Reprodução/TV Globo)
O Papa Francisco disse, na manhã desta sexta-feira (15), que os cardeais, em sua maioria idosos, devem espalhar a mensagem da Igreja para os mais jovens.

"Caros irmãos, creio que metade de nós já somos velhos. Ser idoso é a sabedoria da vida. Levemos essa sabedoria aos jovens, essa sabedoria da vida", disse ele em sua primeira audiência com todos os cardeais que estão no Vaticano. Na quinta, em uma missa na Capela Sistina, só haviam participado os cardeais eleitores.

Ele também pediu unidade contra o pessimismo. "Não cedamos nunca ao pessimismo, que o diabo coloca em frente a nós todos os dias", afirmou.
 A mensagem desta sexta foi marcada por agradecimentos. “Com aquela sugestiva imagem do povo ainda na minha mente, quero agradecer aos bispos, sacerdotes, consagrados, jovens, famílias, os anciãos", afirmou o Papa no início da audiência. Ele chegou a tropeçar ao se levantar do trono.
"Quero mostrar a minha profunda gratidão a todos vocês, cardeais, pela condução da Igreja durante a Sé Vacante", afirmou sobre o período em que a Igreja ficou sem pontífice, logo após a renúncia de Bento XVI.
O Papa fez agradecimentos específicos a Angelo Sodano, que é o cardeal decano; a Tarcisio Bertone, o camerlengo; e a Giovanni Battista Re, o cardeal que presidiu o processo de votação durante o conclave.
Logo no início do encontro, que começou um pouco depois das 11h (7h de Brasília), um dos cardeais fez um discurso de cumprimento ao novo pontífice. "Saiba, padre santo, que todos nós cardeais estamos à sua completa disposição, para criar com você o cenáculo da Igreja nascente", disse. Foi, em seguida, cumprimentado com um abraço pelo Papa.
Francisco também fez menção ao legado do Papa Emérito, Bento XVI. "Sentimos que Bento XVI colocou no nosso coração uma chama, que continuar a arder", afirmou. O secretário particular do Papa Emérito e prefeito da Casa Pontifícia, monsenhor  Georg Gänswein, também participou da audiência.

"Voltem a seus ministérios levando a experiência desses dias", disse Francisco ao fim de sua mensagem. Em seguida, o Papa fez uma oração final e cumprimentou individualmente cada um dos cardeais com algumas palavras e aperto de mão. Com alguns também trocou beijos no rosto.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Servidora do TJ inicia campanha para tratamento do filho na China

Do jornalpequeno.com.br


A analista judiciária Tatiana Maranhão, servidora do Tribunal de Justiça, iniciou uma campanha para arrecadar recursos que garantam o tratamento do filho de 6 anos, vítima de traumatismo craniano em acidente automobilístico. A terapia – feita com células-tronco adultas de cordão umbilical – custa 32.300 dólares e será realizada pelo instituto Beike Biotech, na China. Não existe algo semelhante no Brasil.
Otávio Augusto – que sofreu dano cerebral com lesão axonal difusa – não fala, não anda, não senta e se alimenta por meio de gastrostomia (alimentação parenteral). As novas células poderão substituir os neurônios perdidos no traumatismo, responsáveis por suas atividades motoras.
Tatiana foi em busca de informações e conheceu pessoalmente a primeira brasileira tratada por esse método: a pernambucana Clara Pereira, que teve muitos progressos. Em 2009, com 1 ano e 9 meses de idade, a menina (com paralisia cerebral desde o nascimento) recebeu uma série de seis injeções com células-tronco.
'Tive o cuidado de pesquisar antes. E, se existe uma chance, por pequena que seja, como mãe não posso ficar inerte. Tenho que lutar pelo meu filho', desabafou a servidora (lotada na Diretoria Geral do TJ-MA).
No dia 3 de setembro de 2011, Otávio Augusto (4 anos), Anna Karenina (7 anos) e Phelipe Silveira de Oliveira (22 anos) viajavam com o pai para a cidade de Fortaleza (CE). Na estrada de Camurupim (BR-402), sério acidente vitimou a menina e a babá das crianças, e deixou Otávio gravemente ferido.
Quem quiser contribuir com a campanha para levar 'Tavinho' à China deve depositar sua doação em conta do Banco do Brasil S/A, agência 2972-6, poupança 38313-9 (var 51), em nome de Otávio Augusto Maranhão.
Biotecnologia – A Beike Biotech é uma empresa de biotecnologia que reúne cientistas que se dedicam ao desenvolvimento de tecnologias e protocolos de tratamentos utilizando células-tronco adultas desde 1999. Localizada em Shenzhen, tem parcerias com diversos hospitais chineses, e mostra retrospectiva de mais de 13 mil pacientes tratados com segurança.
Atualmente, a empresa produz linha completa de produtos de células-tronco derivadas do cordão umbilical, sangue do cordão umbilical e células-tronco da medula óssea.
Os laboratórios preparam as células para uso em tratamentos de uma variedade de condições médicas, como ataxia, lesão cerebral, paralisia cerebral, esclerose múltipla, distrofia muscular, lesão da medula, isquemia e lesões no nervo óptico, entre outras.
As células-tronco, quando colocadas em contato com uma célula diferenciada (pele, músculo etc), tantoin vitro quanto in vivo, se multiplicam e produzem células filhas idênticas ao órgão lesionado ou que se quer tratar.

terça-feira, 12 de março de 2013

Sai a primeira fumaça preta deste Conclave

FONTE: cancaonova.com



Da Redação


Às 15h41 desta terça-feira, 12, a chaminé da Capela Sistina em Roma, sinalizou: a Igreja ainda está sem Papa. A fumaça preta indicou o resultado do primeiro turno das votações que aconteceram no Conclave, nesta tarde.

Num dos fornos, de 1938, foram queimadas as cédulas, e em outro, de 2005, dotado de dispositivos eletrônicos, foi criada a fumaça preta.

Segundo explicou o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, na coletiva do último sábado, 9,  as cédulas são queimadas ao final das votações do turno, ou seja,  e não ao final de cada votação.

A próxima aparição da fumaça está programada para as 08h (horário de Brasília) desta quarta-feira, 13, podendo ser antecipada caso a eleição do novo Papa aconteça no fim do primeiro escrutínio da parte da manhã.

quarta-feira, 6 de março de 2013

I ENCONTRO DAS ESPOSAS DOS DIÁCONOS PERMANENTES DA ARQUIDIOCESE DE SÃO LUÍS-MA

Tema: A mulher cristã e os desafios da modernidade
Data: 09/03/2013
Local: Salão da Paróquia Santa Teresinha - Filipinho - São Luís-ma
Horário: Das 08:00 às 12:00
Palestrante: Pe. Clemilton - Reitor do Seminário Arquidiocesano São João Maria Vianey.




sexta-feira, 1 de março de 2013

Bento XVI, o Papa Emérito


Bento XVI em seu último ato público como Papa















Ontem, 20 horas em Roma, os portões da residência papal de Castel Gandolfo se fecham, a Guarda Suíça se retira. Chega ao fim o papado de Bento XVI, o papa teólogo. Ao toque dos sinos, a multidão de fiéis aglomerada na frente dos aposentos do Santo Padre dá seu último adeus aquele que esteve à frente da Barca de Pedro por quase uma década. É um momento histórico que, mesmo registrado pelas centenas de câmeras dos jornalistas, não pode ser esmiuçado, contado, explicado, apenas meditado. É o adeus de um pai.
Bento XVI deixou o Vaticano por volta das 17h07min (horário local). Acompanhado por seu secretário, Dom Georg Gäenwein, o agora Papa Emérito se dirigiu para Castel Gandolfo, onde ficará até o término das reformas de sua nova residência, o antigo convento Mater Ecclesiae. A partida do Papa foi marcada por momentos de profunda comoção e lágrimas. No caminho para o heliporto, outro momento de profunda emoção: o chofer que o serviu durante anos não conseguiu segurar as lágrimas. Também na Praça de São Pedro se podia ver muitas pessoas emocionadas, algumas chorando.
Durante o trajeto, Bento XVI sobrevoou a Basílica de São Pedro, enquanto centenas de católicos assistiam a sua despedida pelos telões espalhados na praça. Uma multidão de fiéis também o aguardava na frente da residência papal em Castel Gandolfo para sua última aparição pública como romano pontífice. Na mensagem dirigida aos peregrinos, já na sacada de sua atual residência, Bento XVI disse que, em poucas horas, não seria mais o papa, "mas um simples peregrino encerrando seu caminho nesta terra".
O Papa agradeceu aos fiéis pela presença e lhes deu uma mensagem de confiança e de fé. "Sinto-me muito apoiado pela vossa simpatia. Vamos para a frente juntos com o Senhor para o bem da Igreja e do mundo", insistiu. O Santo Padre reforçou que não vai abandonar o serviço a Cristo, mas que pretende continuar trabalhando para Deus com todo o seu coração. "Gostaria ainda, de trabalhar, com o meu coração, com o meu amor, com a minha oração, com a minha reflexão, com todas as minhas forças interiores, para o bem comum e o bem da Igreja, da humanidade", declarou.
Hoje, 01/03, o Cardeal Decano Ângelo Sodano convocou formalmente os Cardeais eleitores para início das Congregações Gerais, nas quais se decidirá a data de abertura Conclave. Enquanto não se elege um novo papa, os assuntos da Igreja ficam sob a responsabilidade do Cardeal Tarcísio Bertone, o Camerlengo. Devido às alterações no Motu Proprio Normas Nonnullas feitas por Bento XVI, o início da eleição do novo pontífice deve ser mais cedo que o habitual.
O Papa Bento termina seu pontificado e apesar das inúmeras dificuldades, classificadas por ele como "águas turbulentas", soube imprimir sua marca na Igreja, deixando nela um legado de fé, amor e sobretudo humildade. O Papa Emérito ensinou aos católicos uma verdade há muito esquecida, devido ao processo de relativismo no qual muitos estão inseridos: "ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo" (Deus caritas est). Bento XVI ajudou a humanidade a encontrar uma pessoa: Cristo!