quinta-feira, 14 de março de 2013

Servidora do TJ inicia campanha para tratamento do filho na China

Do jornalpequeno.com.br


A analista judiciária Tatiana Maranhão, servidora do Tribunal de Justiça, iniciou uma campanha para arrecadar recursos que garantam o tratamento do filho de 6 anos, vítima de traumatismo craniano em acidente automobilístico. A terapia – feita com células-tronco adultas de cordão umbilical – custa 32.300 dólares e será realizada pelo instituto Beike Biotech, na China. Não existe algo semelhante no Brasil.
Otávio Augusto – que sofreu dano cerebral com lesão axonal difusa – não fala, não anda, não senta e se alimenta por meio de gastrostomia (alimentação parenteral). As novas células poderão substituir os neurônios perdidos no traumatismo, responsáveis por suas atividades motoras.
Tatiana foi em busca de informações e conheceu pessoalmente a primeira brasileira tratada por esse método: a pernambucana Clara Pereira, que teve muitos progressos. Em 2009, com 1 ano e 9 meses de idade, a menina (com paralisia cerebral desde o nascimento) recebeu uma série de seis injeções com células-tronco.
'Tive o cuidado de pesquisar antes. E, se existe uma chance, por pequena que seja, como mãe não posso ficar inerte. Tenho que lutar pelo meu filho', desabafou a servidora (lotada na Diretoria Geral do TJ-MA).
No dia 3 de setembro de 2011, Otávio Augusto (4 anos), Anna Karenina (7 anos) e Phelipe Silveira de Oliveira (22 anos) viajavam com o pai para a cidade de Fortaleza (CE). Na estrada de Camurupim (BR-402), sério acidente vitimou a menina e a babá das crianças, e deixou Otávio gravemente ferido.
Quem quiser contribuir com a campanha para levar 'Tavinho' à China deve depositar sua doação em conta do Banco do Brasil S/A, agência 2972-6, poupança 38313-9 (var 51), em nome de Otávio Augusto Maranhão.
Biotecnologia – A Beike Biotech é uma empresa de biotecnologia que reúne cientistas que se dedicam ao desenvolvimento de tecnologias e protocolos de tratamentos utilizando células-tronco adultas desde 1999. Localizada em Shenzhen, tem parcerias com diversos hospitais chineses, e mostra retrospectiva de mais de 13 mil pacientes tratados com segurança.
Atualmente, a empresa produz linha completa de produtos de células-tronco derivadas do cordão umbilical, sangue do cordão umbilical e células-tronco da medula óssea.
Os laboratórios preparam as células para uso em tratamentos de uma variedade de condições médicas, como ataxia, lesão cerebral, paralisia cerebral, esclerose múltipla, distrofia muscular, lesão da medula, isquemia e lesões no nervo óptico, entre outras.
As células-tronco, quando colocadas em contato com uma célula diferenciada (pele, músculo etc), tantoin vitro quanto in vivo, se multiplicam e produzem células filhas idênticas ao órgão lesionado ou que se quer tratar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário