quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sanidade: Vacinação contra aftosa é prorrogada em quatro estados

Do Portal DBO


Excesso de chuvas em algumas regiões levou à alteração do calendário de imunização




O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estendeu o prazo para a aplicação da vacina contra a febre aftosa no Amazonas, Maranhão, Pará e em parte do Mato Grosso do Sul. A decisão foi tomada para atender ao pedido dos estados, que não conseguiram cumprir com a data prevista nesta etapa do calendário nacional de vacinação.
"O motivo maior foram as condições climáticas desfavoráveis, principalmente o excesso de chuvas nessas regiões, que dificultou o acesso às propriedades e o manejo do gado para vacinação", explica o coordenador do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), Plínio Leite Lopes. A expectativa é vacinar cerca de 162 milhões de bovinos e bubalinos no Brasil nessa fase da campanha.
Com a alteração, os criadores do Amazonas poderão imunizar o rebanho até 7 de junho. A meta é proteger aproximadamente 840 mil bovinos e bubalinos. A declaração de vacinação deve ser entregue pelos produtores até 22 de junho nas unidades do serviço veterinário estadual. A medida exclui os 12 municípios localizados na calha do Rio Amazonas, onde os animais já receberam uma dose da vacina em março e abril deste ano.
No Maranhão e Pará, a imunização de todo plantel bovino e bubalino prosseguirá até 15 de junho, exceto na Ilha de Marajó, que vacinará o rebanho de 1º de agosto a 15 de setembro. A estimativa é vacinar 7,2 milhões e 18,5 milhões de bovinos e búfalos do Maranhão e do Pará. A data limite para o produtor comprovar a aplicação da dose é até 25 de junho e deve ser feita em uma das unidades do serviço veterinário oficial dos estados.
No Mato Grosso do Sul - que tem o terceiro maior rebanho do país -, a campanha será prorrogada somente na área do Pantanal, formada por cerca de 2,8 milhões de bovídeos. O prazo para imunização foi estendido até 30 de junho. O comunicado de vacinação deve ser também apresentado em uma das unidades do serviço veterinário oficial até 15 de julho.
O rebanho brasileiro conta com 208,4 milhões de animais. A imunização é praticada em todos os estados e no Distrito Federal, com exceção de Santa Catarina, considerado como livre da enfermidade sem vacinação, desde 2007, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês). Em 2010, o índice de cobertura vacinal dos animais brasileiros foi de 97,4%, o que representa a aplicação de 324,2 milhões de doses de vacinas em bovinos e búfalos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário