quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Arquidiocese de São Luís ordenará 27 diáconos casados.


Do imirante.globo.com

A cerimônia de ordenação acontecerá no dia 24 de novembro, no ginásio Castelinho.
O Estado
24/10/2012 05h04


Foto: Flora Dolores / O Estado
SÃO LUÍS - Pela primeira vez em São Luís, 27 homens casados serão ordenados como diáconos permanentes da Arquidiocese de São Luís. A ordenação será realizada pelo Arcebispo de São Luís, dom José Belisário, no dia 24 de novembro, no Ginásio Georgiana Pflueger (Castelinho) a partir das 17h. O diaconato é o primeiro grau de sacramento da Ordem da Igreja Católica. Os novos diáconos não poderão exercer o sacerdócio por serem casados, mas têm importante papel na igreja, pois uma de suas principais funções é instruir a comunidade, na qual estão inseridos, na correta participação em suas paróquias e principalmente levar a palavra de Deus à população.
Os 27 homens que serão ordenados no próximo mês pertencem 15 paróquias da capital, e foram indicados pelos párocos de suas igrejas. O principal requisito é ser casado e atuante em sua comunidade. Durante quatro anos esses homens estudaram Teologia no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (Iesma), antigo Seminário Santo Antônio, localizado na Rua do Rancho, no Centro e passaram por diversos processos de avaliação, que incluía entrevistas, visitas as famílias e consultas com as comunidades.
Ordenação
Essa é a primeira vez em São Luís que acontecerá ordenação de diáconos permanentes. Em 400 anos de evangelho na capital só havia sido feito ordenações de diáconos provisórios, título recebido por seminaristas, antes de serem ordenados padres.
Os candidatos ao diaconato afirmam estar muito felizes com a possibilidades de participar e ajudar ainda mais em suas paróquias. Esse é o caso do veterinário George dos Santos Castro, de 43 anos, membro da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab.
“Frequento a igreja desde a adolescência. Hoje me sinto realizado em poder me tornar diácono permanente, pois assim poderei atuar ainda mais na minha comunidade, levando a palavra de Deus”, disse George Castro.
O médico veterinário enfatizou que as famílias dos candidatos a diáconos são fundamentais em todo o processo de avaliação, pois o principal requisito é ser casado a pelo menos cinco anos para freqüentar a escola de teologia e 10 anos para ser ordenado. As esposas dos candidatos precisaram assinar uma carta ao bispo da capital em que afirmaram aceitar a ordenação dos maridos.
Segundo o padre Abraão Colins, diretor da Iesma, a função de diácono permanente foi dada a outros homens em várias cidades do estado, como Caxias, Viana, Grajaú, Balsas e outras cidades e que a função surgiu antes mesmo do sacramento do presbiterato (padre) e caiu em desuso no século VII, voltando a ser praticado na década de 1960 em todo o mundo. “A expectativa é grande para essa ordenação, pois é inédita na capital que este ano completa 400 anos”, disse o padre.
O padre informou ainda que a ordenação também faz parte da programação da Igreja Católica para os 400 anos de chegada do evangelho na capital.
Os 27 homens que serão ordenados no dia 24 de novembro no Castelinho pertencem as paróquias do São Francisco e Santa Clara, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora dos Remédios, São Francisco, Santa Terezinha, Sant’Ana, Nossa Senhora Aparecida (Foz do Rio Anil), São José e São Pantaleão, São Cristovão, Santo Antônio (Parque Vitória), Nossa Senhora da Conceição (Coroadinho) e São José Operário do Bonfim.
A ordenação é aguardada com ansiedade pelos candidatos e suas famílias, como a do microempresário, Flávio Airton Rodrigues Pereira, que tem sua história de vida ligada a Igreja Católica. “Quando eu era jovem fui seminarista, mas tive que sair porque meu pai estava muito doente e eu tive que trabalhar para sustentar minha família. Essa ordenação é uma grande alegria para toda a minha família”, informou Flávio Rodrigues, de 41 anos.
Mais:
Os poderes de um diácono são: ministrar os sacramentos do batismo e do matrimônio, dar bençãos diversas, dar a benção do santíssimo sacramento, fazer a celebração da palavra, distribuir a sagrada comunhão e fazer pregações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário