segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Igreja de São João Batista voltou a ser paróquia de São Luís


 
DE O Imparcial Online

Foto: folhadomunicipio.com

Igreja de São João Batista voltou a ser paróquia de São Luís, título concedido por Dom Beliário. Atividade contou com a presença de governador e autoridades políticas.

Uma programação especial marcou os 400 anos da Igreja de São João Batista, Vinhais Velho. No último sábado (20), aconteceu uma missa campal presidida pelo arcebispo de São Luís Dom José Belisário, que concedeu a comunidade a retomada do título de Paróquia de São João Batista de Vinhais e nomeou o padre Jadson Borba como pároco. A celebração contou com a presença do governador em exercício do estado, Washington Oliveira, a vereadora recém-eleita Helena Duailibe e o deputado estadual, Afonso Manoel, os dois últimos lideranças da comunidade católica.

Para marcar os quatro séculos de história do templo, uma programação com diversas atividades foi realizada, destacando missas, caminhadas e saraus. No sábado (20), durante a celebração, Dom Belisário, vice-presidente da CNBB, relembrou que no local a primeira foi realizada há 400 anos, provavelmente pelo padre francês Arséne de Paris, ajudado por Claude D'Abbeville, segundos pesquisadores.

Ao fim da celebração o governador Washington e o deputado Afonso Manoel foram homenageados pela comunidade, pelo empenho e apoio para que a comunidade mantivesse viva a tradição religiosa. As atividades que marcaram os 400 anos da Igreja de São João Batista foram encerradas com as atrações culturais da noite: Orquestra Big Band e o Bicho Terra.

Afonso Manoel destacou a importância da comunidade - "aqui nós temos uma grande riqueza cultural e histórica, não podemos deixar que isso ficasse no esquecimento, muito importante a volta de condição de paróquia da Igreja".

História

A primeira igrejinha erguida no local onde hoje está a Igreja de São João Batista foi construída pela Missão Francesa, em 1612. Depois de fundar o forte São Luís (que deu origem à capital maranhense) e as primeiras construções civis, os franceses saíram em visita pela Ilha, quando então conheceram Eussauap, que em diversos relatos o padre Claude d'Abeville relata ser a segunda comunidade indígena em população na Upaon-Açu - Ilha de São Luís. Segundo o capuchinho, neste lugar foi erguida pelos índios uma capela, com uma grande cruz, devidamente benzidas pelos padres..

Foi feita de palha, pelas mãos de seus primitivos habitantes, ajudados certamente pelo Sr. De Pizieux e os franceses que com ele ali residiam. Em 20 de outubro de 1612, de acordo com historiadores, foi batizada e rezada a primeira missa na capela, provavelmente pelo padre francês Arséne de Paris, ajudado por Claude D'Abbeville.

Em 5 de maio de 1829, a Câmara pediu ao Presidente a construção de uma igreja, por ter desabado a que havia. A reconstrução da igrejinha do Vinhais foi feita por D. Marcos Antonio de Souza, concluída antes de 1838, pois ao fim deste ano pede para ser enterrado nela, caso venha a falecer em São Luís. Em 1875, encontra-se novamente arruinada. Neste período, é mais uma vez reconstruída, recebendo a atual arquitetura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário