segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Arquidiocese de São Luís do Maranhão ordena primeira turma de diáconos permanentes em 400 anos história

 

No dia 24 de novembro, sábado, a partir das 17 horas, acontecerá no Ginásio Castelinho a ordenação da primeira turma de diáconos permanentes, em 400 anos de história da Igreja Católica de São Luís. A data marca o final do Ano Jubilar na Arquidiocese, o encerramento do ano litúrgico católico e integra os eventos programados para a comemoração do quarto centenário de anúncio do Evangelho na capital maranhense.

A expectativa é reunir aproximadamente dez mil fiéis, vindos das dez Foranias, que abrangem as 51 paróquias da área insular e área continental da Arquidiocese de São Luís.

A celebração será presidida pelo arcebispo de São Luís, Dom José da Silva Belisário e concelebrarão com ele, Dom José Carlos Chakorowski, bispo auxiliar, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, arcebispo de Teresina (PI), Dom Xavier Giller, bispo emérito de Viana e ainda o diácono Zennon Konzen, Presidente Nacional da Comissão de Diáconos Permanentes do Brasil.

Ao todo serão 31 leigos, que foram indicados pelos párocos de suas respectivas paróquias, e durante quatro anos receberam formações sobre Teologia e também como exercer suas funções como diáconos permanentes. Entre eles, quatro militares pertencentes a Capelania Militar Católica (dois da Polícia Militar, um bombeiro e um cabo do exército). Os demais são leigos engajados no serviço da Igreja, que vivem sua profissões. Na turma é possível encontrar, por exemplo: Motoristas, Promotores de Justiça, , professores, veterinários, advogados, contadores e bioquímicos.

“A decisão de formar a primeira turma surgiu com a vinda do Dom José Belisário para Arquidiocese de São Luís e também a vinda do Diácono Raimundo Neto, que veio morar em So Luís e apresentou o projeto para o Arcebispo. No dia 18/03/2008 foi tomado a decisão da criação da primeira Escola Diaconal, responsável pela formação dos diáconos, que recebeu o nome de Escola Diaconal São Francisco de Assis” explicou o diaconando Renato Fontoura, um dos integrantes da turma.

Com a turma de diáconos as dez Foranias de São Luís ganham um grande auxílio na evangelização e no trabalho de orientação pastoral.

A função do diácono permanente na Igreja Católica
Diaconia significa “serviço”. O diácono é ordenado para servir e este dom faz parte do ministério de Cristo, modelo de Servo, que veio para “servir, não para ser servido”. Para reconhecer um diácono no altar, deve-se observar a faixa atravessada no peito, que remete ao serviço horizontal do diácono.

A Diaconia é o primeiro grau do Sacramento da Ordem (os padres também são ordenados diáconos, antes de se tornarem presbíteros). Para ser ordenado, o leigo precisa ser casado e necessita da indicação do pároco. Uma vez ordenado, o leigo passa a integrar o clero da Igreja e auxiliará o pároco nos serviços pastorais.

Os diáconos servem na liturgia, na proclamação da Palavra e na Caridade. Na liturgia, suas funções são: servir o altar, proclamar o Evangelho, convidar para o abraço da paz, relizar funerais (exéquias) purificar os vasos sagrados e fazer a despedida. Deve, ainda, incentivar a assembleia para uma participação correta e efetiva na Divina Liturgia.

As esposas dos diáconos
A Escola Diaconal São Francisco de Assís também organizou durante estes quatro anos formação com as esposas dos diáconos, que terão um papel importantíssimo nesta nova missão que seus cônjuges recebem. O grupo foi o pioneiro na realização do Encontro para as Esposas dos Diáconos, no Brasil.

A Igreja de São Luís está em festa por esta ordenação, que renovará mais ainda, um dos cleros mais jovens do país. Depois de ordenados, Dom Belisário definirá as paróquias nas quais os diáconos irão servir.


-------------------------------------------------------------------
O que? Ordenação Diaconal da primeira turma de diáconos permanentes da Arquidiocese de São Luís do Maranhão
Quando? 24 de novembro
Onde? Ginásio Castelinho
Que horas? A partir das 15 horas, com danças e teatro e às 17 horas, celebração eucarística.
Quem pode participar: Todos os fiéis católicos da Arquidiocese de São Luís e sociedade ludovicense que queira participar do encerramento do Ano Jubilar.
Contatos para entrevistas: Virgínia Diniz 8148 3366 /  vidomac@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário