domingo, 25 de novembro de 2012

Ordenados os primeiros diáconos permanentes da história de São Luís

Do g1.globo.com/ma


Trinta e um homens casados e com profissões auxiliarão a igreja católica.

Missa de ordenação reuniu milhares de fieis no Ginásio do Castelinho

Diáconos permanentes foram ordenados na noite do último sábado (25) (Foto: Douglas Júnior/O Estado)Diáconos permanentes foram ordenados na noite do
último sábado (25) (Foto: Douglas Júnior/O Estado)
São Luís agora conta com 31 diáconos permanentes. São homens com suas profissões, famílias, que podem ministrar os sacramentos do batismo e do matrimônio, dar bênçãos diversas, fazer a celebração da palavra, distribuir a comunhão e fazer pregações. No grupo há quatro militares pertencentes à Capelania Militar Católica (dois da Polícia Militar, um bombeiro e um cabo do exército), além de motoristas, promotores de justiça, professores, veterinários, advogados, contadores e bioquímicos.
A missa de ordenação da 1ª turma de diáconos permanentes, em 400 anos de história da Arquidiocese de São Luís, ocorreu neste sábado (24), no Ginásio Castelinho, com a presença do presidente da Comissão Nacional de Diáconos do Brasil, Kennon Konzen e do Arcebispo da Arquidiocese de Teresina (PI), Dom Jacinto Sobrinho.
A data da celebração marca o final do Ano Jubilar na Arquidiocese, o encerramento do ano litúrgico católico e integra os eventos programados para a comemoração do quarto centenário de anúncio do Evangelho na capital maranhense.
Todos os 31 homens foram indicados pelos párocos de suas respectivas paróquias, e durante quatro anos receberam formações sobre Teologia, assim como informações sobre as atribuições da função.
Significado
A palavra “diaconia” significa serviço. Para reconhecer um diácono no altar, deve-se observar a faixa atravessada no peito, que remete ao serviço horizontal do diácono. Este é o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Os padres, por exemplo, também são ordenados diáconos, antes de se tornarem presbíteros.
Para ser ordenado, o leigo precisa ser casado e necessita da indicação do pároco. Uma vez ordenado, ele passa a integrar o clero da Igreja e auxiliará o pároco nos serviços pastorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário