terça-feira, 16 de novembro de 2010

Maranhão: AGED-MA intensifica campanha contra a febre aftosa!

Imunização contra aftosa deve atingir rebanhos de 747 criadores


Em Caxias, apenas três casas de revendas são autorizadas para distribuição da vacina.
O Estado
CAXIAS - A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), por meio da Regional de Caxias, está desenvolvendo a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no município, que se estenderá até o dia 30 deste mês, com a meta de imunizar 100% do rebanho de bois e búfalos.
De acordo com o fiscal de defesa animal da Aged/Caxias, Francilênio de Oliveira Lopes Vilarinho, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sgrima) estipulou esse período para que os 747 criadores de bovinos e bubalinos do município vacinem seus animais e em seguida comprovem a vacinação perante a Aged, que possui o cadastro de todos as propriedades. Para isso, é necessária a apresentação da nota fiscal da vacina.
Em Caxias, apenas três casas de revendas são autorizadas pela Aged para distribuição da vacina.
"Nesse período, as casas de revendas das doses são fiscalizadas constantemente, tanto no controle da temperatura das vacinas em geral, quanto do estoque, verificando o vencimento", explicou Francilênio Vilarinho.
O fiscal ainda lembra que durante o ano, a Aged/Caxias realiza um trabalho de educação sanitária, explicando a responsabilidade e obrigatoriedade do criador em vacinar seus animais e que o não cumprimento dessa determinação no período estabelecido pelo órgão implicará em multas e outras penalidades.
A Unidade Regional de Caxias é composta pelos municípios de Aldeias Altas, Afonso Cunha, Caxias, Coelho Neto, Duque Bacelar, Matões, Parnarama, São João do Sóter e Timon. A soma do rebanho existente nesses municípios equivale a 158.107 cabeças de gado, distribuídas entre 2.563 propriedades.
Doença
Febre aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa que ataca a todos os animais de casco fendido, principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos, e muito menos os carnívoros, mamíferos; os animais solípedes são resistentes. Dá-se em todas as idades, independente de sexo, raça, clima etc.. Porém, há diferenças de suscetividade de espécie.
A doença é produzida pelo menos por seis tipos de vírus, classificados como A,O,C,SAT-1,SAT-2 e SAT-3, sendo que os três últimos foram isolados na África e os demais apresentam ampla disseminação. Não há transmissores de aftosa, o vírus é vinculado pelo ar, pela água e alimentos, apesar de ser sensível ao calor e a luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário