terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Maranhão: "A AGED NÃO PODE FICAR SEM COMANDO" (Cláudio Azevedo - Secretário de Agricultura)


 Por Aquiles Emir
 Do site maranhaohoje.com

Aged tem novo comando


Confirmado, semana passada, para presidir a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), o veterinário Fernando Mendonça, terá de tomar uma série de medidas com vistas à recuperação do prestígio da entidade. Segundo o presidente em exercício do Sindicato dos Fiscais da Aged (Sinfa), Saraiva, após quatro anos de um serviço de excelência, a Agência sofreu uma série de deformações, de 2007 para cá, e a correção dessas distorções deve ser a prioridade do novo presidente.

Contando hoje com 18 escritórios regionais, a Aged é dirigida em metade deles por pessoas sem nenhuma formação técnica seja na área agrícola ou veterinária, e isto, segundo os dirigentes do Sinfa, teria contribuído decisivamente para que o Maranhão não avançasse na avaliação do Ministério da Agricultura para elevação do status sanitário, ou seja, a entrada para a zona livre de febre aftosa, ainda que com vacinação. “Todas as nossas campanhas de vacinação tiveram índices satisfatórios, mas percebíamos que ao analisarem o aspecto gerencial os técnicos do Mapa punham em dúvida o nosso trabalho”, diz o sindicalista.

Criada em 2002, pelo ex-governador José Reinaldo Tavares, a Aged conseguiu em quatro anos tirar o Maranhão da zona de risco desconhecido em aftosa para colocá-lo na área de médio risco, entretanto não conseguiu avançar nos quatro anos seguintes, apesar de não haver um registro sequer de nova incidência da doença.

Enquanto isto, no vizinho Piauí, os resultados acabaram se tornando mais expressivos, já que saiu nos últimos quatro anos de risco desconhecido para risco médio.

Técnico
No encontro de duas semanas atrás com pecuaristas, na Associação dos Criadores, o secretário de Agricultura, Cláudio Azevedo, disse que a opção por Fernando Mendonça é porque, além de ser conhecedor profundo das questões pecuárias, foi um dos idealizadores da Agência, isto é, conhece seu funcionamento como poucos.

Quinta-feira passada, no encontro realizado em Maceió (AL), a indicação do novo presidente foi ratificada, com endosso do Ministério da Agricultura. Ainda no encontro de Alagoas ficou decidido que os sete estados que ainda não considerados zona livre no Nordeste terão seu status sanitário elevado em conjunto, a fim de serem evitadas despesas com perícias. Bahia e Sergipe são os únicos que já comprovaram erradicação da doença, estando no mesmo nível de médio risco Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas.

O secretário disse ontem que Mendonça deve ser empossado até quinta-feira, dia 24, pois a Aged não pode ficar muito tempo sem comando, até porque está próxima a realização de nova etapa de vacinação, e o Maranhão precisa avançar no quesito do status sanitário.


Um comentário:

  1. http://agenciadenoticiasbaluarte.blogspot.com/2011/02/vereadora-elisabeth-malheiros-cobra.html

    ResponderExcluir