segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

MARANHÃO: PERFIL E DEPOIMENTOS SOBRE O NOVO DIRETOR GERAL DA AGED-MA, FERNANDO LIMA

Nome: Fernando Luis Mendonça Lima


Formação Principal: Medico Veterinário formado pela  Universidade Estadual do Maranhão -UEMA – São Luis / MA
CURSOS:
·         Curso de Desenvolvimento Gerencial - 2007
   Instituição: Fundação Dom Cabral – Belo Horizonte / MG
 Curso de Procedimentos Administrativos Disciplinares 2007
    Instituição: Controladoria Geral da União CGU/PR– Brasília / DF
     Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Publica - 2010
              . Instituição: UFSC–  Florianópolis / SC


Dados Funcionais: Fiscal Federal Agropecuário, da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado do Maranhão - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Principais Cargos Ocupados:
·         Assessor de Ética e Disciplina do Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
·      Corregedor Geral do Ministério de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
·   Coordenador Nacional das Superintendências Federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Ministério de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
·      Superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado do Maranhão
·    Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária no Maranhão – CRMV-MA
·    Presidente da Sociedade de Medicina Veterinária do Maranhão – SOMEVEMA
PARTICIPAÇÃO EM COMISSOES E GRUPOS DE TRABALHO:
·         Coordenador Grupo de Trabalho com o objetivo de realizar diagnósticos técnicos e de gestão nos contratos administrativos e dos termos das contratações das Superintendências Federais de Agriculturas nos Estados do Para, Rio Grande Do Sul, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Alagoas. 
·         Coordenador do Sistema CGU – PAD no âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ;
·         Membro de Comissão de Processo Seletivo de Remoção Interna de de Fiscais Federais Agropecuários – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento / 2007
·         Membro de Comissão de Processo Seletivo de Concurso Publica para contratação de Fiscais Federais Agropecuários – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento / 2007
·         Membro de Comissão de Elaboração do Regimento Interno das Superintendências Federais de Agricultura, Pecuária e abastecimento – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento / 2005
·         Membro de Comissão de Elaboração do Regimento Interno das Superintendências Federais de Agricultura, Pecuária e abastecimento – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento / 2010
DEPOIMENTOS:
      "Sou Cristina Moraes e trabalhei diretamente com o Dr. Fernando quando o mesmo foi gestor da SFA/MA  e gostei muito de trabalhar com ele, pois acho que dentro do  funcionalismo público  acontece o seguinte: parece que o fato de ser ser servidor público isso  incentiva ao relaxamento, ao descaso com a coisa pública, mas na gestão do Dr. Fernando Lima tivemos outra visão, o cuidado, o fazer bem e rápido se torna o cotidiando e principalmente  é uma pessoa dinâmica e com uma visão de futuro bem afinada".
                                                                                                                         
       Cristina SFA-MA


     "Primeiramente agradecemos a oportunidade de expressar nossos sentimentos, frente a tão importante cargo a ser assumido para o Estado do Maranhão.

Com relação a esta pesquisa, nossos sentimentos seguem estando como Superintendente da Fundação de Apoio a Pesquisa do Corredor de Exportação Norte , cujos trabalhos estão direcionados ao apoio à Embrapa Soja que se constitui a principal base econômica dos municipios que compões o sul do Estado e na Região de Chapadinha, como também, estando à frente da Comissão de Sementes e Mudas no Estado Maranhão.

As Agências de Defesa nos Estados Brasileiros, são sem dúvida alguma as principais instituições para o momento em que vivemos, onde a missão do Brasil é dobrar as exportações até 2020,significando com isso, aumentar a produção de alimentos em torno de 40%, de forma sustentavel, com respeito ao meio ambiente e com responsabilidade social por parte das propriedades rurais, levando o produtor a se conscientizar que cada vez mais caminhamos para a Certificação das suas Propriedades.


Frente a este quesito, o Governo como um todo deverá apresentar com muita responsabilidade técnica, um trabalho preventivo, nas principais dividas, como também atuar de forma mais ativa no comércio dos principais insumos da agricultura. Para isso, o apoio e parceria com o Ministério da Agricultura é o principal fator para resultados esperados. 


Citando principalmente o Maranhão, questões relacionadas ao risco médio com febre aftosa que atrapalham o desenvolvimento do Estado, como um todo, haja vista que a Integração Lavoura Pecuária já é uma tecnologia constatada de fato em muitas propriedades rurais, resultando no aumento da produtividade de grãos como  dos animais participantes deste sistema.

Questão relacionadas ao comércio de sementes de forrageiras, considerado um grande problema não só do Maranhão mas comum em outros Estados, sendo vetoras das principais pragas e doenças,
que podem levar regiões que tem sua base econômica voltada à produção de grãos,  a um verdadeiros caos, em curto espaço de tempo, citando como exemplo, a possivel entrada do fungo, Mofo Branco (Sclerotinea sclerotiorum), nematoides de cisto , ervas daninhas que podem ser consideradas como Nocivas proibidas a estas regiões e determinadas culturas.

Outros quesitos importantes como a comercialização dos principais insumos, onde envolve muitas vezes o agrotóxico contrabandeado e/ou a semente pirata, o uso proprio das sementes nas grandes propriedades rurais, o comércio de sementes voltados aos produtores empresariais como agricultura familiar, onde a palavra "qualidade" se resume em germinação, vigor, isenta das principais pragas e doenças, e que, em curto prazo de tempo podem traduzir em verdadeiras ameaças ao sistema produtivo e ao importante papel que vem sendo exercido pela pesquisa, pela busca constante por melhores materiais genéticos comprometendo lavouras e rendimentos.

Questões relacionadas a ferrugem da soja, vazio sanitário e demais doenças das principais culturas, que exigem um constante envolvimento técnico, um entendimento preventivo quanto sua instalação nos Estados que produtores de alimentos.

Enfim,  inúmeras são as dificuldades que persistem, quando não se tem fiscalização ou quqando a fiscalização do Estado é "política"
 não técnica.

 O Sul do Estado e/ou Chapadinha já não são consideradas fronteiras agricolas, onde tudo pode acontecer que a fiscalização pode se dar ao luxo de estar ausente. O trabalho de conscientização deve ser feito em conjunto, pesquisa, produtores e Governo, onde a capacitação e renumeração dos  fiscais do estado, fazem e muito a diferença.

Principalmente, as Agencias de Estado necessitam ter a presença de um grande gestor que entenda do conjunto como um todo, que tenha a visão para capacitar e renumerar melhor seu agente  para que prevaleça a ética acima de tudo com o comprometimento de seguir a missão confiada frente a grandeza de cada Estado.

Por todas estas razões, declaramos que Dr. Cláudio Azevedo, Secretário da Agricultura do Governo, foi muito feliz pela escolha do nome Fernando Lima para chefiar a AGED. Que Deus os ilumine para que consigam vencer os desafios urgentes e importantes, considerados muito deles, fatores que impedem o desenvolvimento deste grande Estado que é o Maranhão".

Gisela Introvini
Presidente CSM-Ma
Superintendente FAPCEN

    "Mil palavras seriam insuficientes para descrever o Fernando Lima como gestor, profissional e colega de trabalho, por isso resumirei em poucas palavras minha opinião sobre ele:
Fernando Lima, além de profissional competente, foi em nosso órgão, um Gestor compromissado, eficiente, responsável e de conduta ilibada.
Nunca se intimida diante das dificuldades.É daqueles que nunca desiste quando a dificuldade é grande. Pelo contrário, diante dos problemas, redireciona suas forças até reverter a situação.
Como colega, está sempre a disposição, para colaborar nas tarefas, ensinar e orientar quando necessário...Aliás, para mim, ele sempre foi mais que um colega, ele é amigo de verdade.
Em resumo, o Fernando Lima é aquele profissional, que faz a diferença". 

Helena Carvalho Farias Brito
Agente administrativo
Setor de Compras e Contratos-SFA-MA
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 


     "De ordem do Senhor Superintendente Federal de Agricultura em Santa Catarina, Francisco Alexandro Powell Van de Casteele, desejamos a Você pleno SUCESSO nesta importante missão que ora lhe foi atribuída. Certamente, com Sua capacidade e conhecimento a sanidade Agropecuária do seu Estado terá um diferencial e contribuirá em muito para o batimento da missão institucional do MAPA.
      Colocamo-nos ao Inteiro dispor para eventuais necessidades".

     Jacir Massi
    Chefe de Divisão
    Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário - DPDAG
    Superintendente Federal, Substituto
    Superintendência de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em SC - SFA-SC


 
" Caro Fernando,
Desejo a vc muito sucesso e muitas realizações em prol da qualidade sanitaria do nosso  país e particularmente no seu Estado.
Felicidades Abraços".

Delian SFA -BA 


"Caríssimo Fernando Lima,
Sua nomeação com Presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão é reflexo do seu trabalho, de seu esforço e da sua competência profissional.
Nos do Ministério da Agricultura nos sentimos honrados por sermos representados por tão nobre colega.
Desejamos saúde para você e para sua família e todo o sucesso do mundo nesse novo desafio.
Um forte abraço do amigo Jalbas Aires Manduca – Superintendente Federal de Agricultura no Estado do Tocantins". 

"Prezado Fernando,

PARABÉNS!!!
O Departamento de Sanidade Vegetal, deseja que tenhas uma excelente e profícua gestão frente a AGED.
Contamos com Vossa colaboração para a consecução dos objetivos comuns da defesa entabulados por meio de convênio.
Ao mesmo tempo, nos colocamos a inteira disposição para o que for necessário.OK!

Cordiais saudações",

Carlos Franz
CGPP DSV



"Ilustre Fernando,

estava em férias e abri a mensagem e vi a sua nomeação para AGED. Quero

manifestar minha satisfação pela sua escolha, pois competência você tem de

sobra para transformar a AGED. Muito sucesso e estamos a sua disposição pra
qualquer apoio".

Girabis Ramos
Departamento de Fiscalização de Insumos Agricolas - DFIA/SDA/MAPA
Diretor


"Caro Fernando.

Não tive a oportunidade de cumprimentá-lo antes, mas faço agora.

Desejo  sucesso neste desafio, que não deverá ser fácil, mas seu empenho e dedicação farão com que você vença todas as barreiras que porventura aparecerem.

Disponha de nossos serviços na SDA/MAPA
Abraço e felicidades".

Chaguri Neto 





Nenhum comentário:

Postar um comentário