sábado, 5 de fevereiro de 2011

Piauí a um passo da zona livre com vacinação para febre aftosa.

Foto: Francisco Leal

Rebanho livre da febre aftosa
Rebanho livre da febre aftosa

2011 será um ano decisivo para a criação de gado no Piauí. Depois de anos encravado no risco desconhecido para a febre aftosa, o Piauí trabalha agora  com a real possibilidade de ingresso na zona livre da febre aftosa com vacinação do seu rebanho bovino e bubalino. É o que acredita o médico veterinário Raimundo José Mendes Silva, diretor técnico-operacional da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi).

De acordo com ele o Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura solicitou à Adapi o envio da base de dados da última etapa de vacinação contra a febre aftosa e do trânsito de animais do ano de 2010. Essas informações servirão de base para realização do inquérito soro-epidemiológico em uma amostra do rebanho de bovinos e búfalos do Piauí.
Inquérito em 300 propriedades
De acordo com o diretor da Adapi, o inquérito será efetuado em 300 propriedades de todas as regiões do Estado, quando serão analisadas amostras sorológicas de 2 mil a 3 mil animais, numa ação  que envolverá  esforços dos técnicos da Adapi, em razão do pequeno espaço de tempo para a conclusão do trabalho no campo.

A Diretoria Técnica Operacional da Adapi já iniciou o trabalho de planejamento estratégico com a implantação de diretrizes a serem seguidas, cujo processo será iniciado com a capacitação dos técnicos que irão executar as ações necessárias.
O diretor-geral da Adapi, José Antônio Filho, garante que o órgão possui hoje toda a infraestrutura  para a realização do inquérito soro-epidemiológico, acrescentando que o Ministério da Agricultura tem papel importante nesse contexto, isto é, quanto ao apoio logístico e a liberação de recursos para subsidiar as ações.

Para ele, essa parceria com o Ministério da Agricultura é de fundamental importância, pois promove a junção das instituições regulamentadora e executora da política de defesa agropecuária no Piauí com o objetivo de incluir o Estado na zona livre com vacinação para febre aftosa.

“É determinação do governador Wilson Martins que sejam desenvolvidos todos os esforços para que o Piauí evolua de status sanitário quanto à febre aftosa. Com isso o Estado vai alcançar o patamar que merece, pelo que vem evoluindo no programa de erradicação e prevenção da doença. Com isso as ações do governo se voltam para aquilo que é essencial: a estruturação das cadeias produtivas com fortalecimento do agronegócio”, ressaltou o diretor técnico-operacional da Adapi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário