segunda-feira, 13 de setembro de 2010

TSE encaminha ao STF novo recurso de Roriz contra Lei da Ficha Limpa


Candidato ao governo do DF teve registro barrado e recorreu ao STF.

Roriz renunciou ao mandato de senador, em 2007, para fugir de cassação.

Débora SantosDo G1, em Brasília

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, encaminhou nesta segunda-feira (13) ao Supremo Tribunal Federal (STF) recurso do candidato ao governo do Distrito Federal, Joaquim Roriz, contra decisão do TSE que negou o pedido de registro de candidatura ao ex-governador do DF, com base na Lei da Ficha Limpa.

Roriz teve o registro barrado pelo Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) depois de três pedidos de impugnação – um deles feito pelo Ministério Público Eleitoral. O candidato recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que também negou o pedido e agora briga no Supremo para garantir a candidatura.
Em 2007, o então senador renunciou ao mandato para escapar de um processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética do Senado. A Lei da Ficha Limpa barra a candidatura de políticos condenados em decisões colegiadas e que renunciaram a mandato eletivo para escapar de processo de cassação.
No recurso, a defesa de Roriz alega que a Lei da Ficha Limpa não deveria ser aplicada às eleições deste ano. Na última semana, os advogados de Roriz ajuizaram outa ação no STF também com o objetivo de rever a decisão do TSE, mas o pedido foi negado pelo ministro, Carlos Ayres Britto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário