terça-feira, 26 de outubro de 2010

MARANHÃO: AGED-MA REALIZA CAMPANHA "CAMPO LIMPO, AMBIENTE SAUDÁVEL"

Risco
Emalagens de agrotóxicos podem ser perigosas 
Estas embalagens são uma ameaça para o meio ambiente e o homem quando descartadas de forma inadequada


Marcela Mendes 

 
Vazias, mas em local inadequadas, as embalagens de agrotóxicos representam um grande perigo para o ser humano e para o meio ambiente. Na tentativa de minimizar esses impactos, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) está realizando a campanha “Campo Limpo, Ambiente Saudável”, que tem o objetivo de recolher e dar um destino adequado a esse material produzido no estado.

A Aged-MA tem a obrigação apenas de fiscalizar se as embalagens vazias de agrotóxicos estão tendo o destino adequado. Aos consumidores cabe a obrigação de lavar, inutilizar e devolver as embalagens depois de usadas, os comerciantes têm o dever de disponibilizar um local licenciado para receber as embalagens, enquanto os fabricantes das embalagens precisam reciclar ou incinerar esse produto.

Atualmente, os estágios mais deficientes desse processo são os que ficam sob a responsabilidade dos consumidores e dos comerciantes. Isso acontece primeiramente porque muitas pessoas que compram agrotóxicos não têm conhecimento dos cuidados que devem tomar com as embalagens. Outro problema é porque, para está autorizado a receber as embalagens, o comerciante precisa atender uma série de exigência do Ministério do Meio Ambiente, o que restringe muito a quantidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário