sábado, 30 de outubro de 2010

Maranhão:Campanha de vacinação contra febre aftosa começa segunda-feira.

DO: www.oimparcialonline.com.br

Diretora Geral da Aged-MA, Nina Andrade, ressalta a importância da vacinação.
 
A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa teráinício na próxima segunda-feira (1), prosseguindo até o dia 30 de novembro, emtodo o Maranhão. Com seis milhões e 965 mil bovinos e 77 mil bubalinos, oMaranhão possui o segundo maior rebanho da Região Nordeste.
O lançamento oficial será realizado na próxima quinta-feira (4),pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), por meiode seu órgão vinculado, a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA). O evento acontecerá no CampusMaracanã, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifma), antigaEscola Agrícola de São Luís.
A solenidade está marcada para as 9h30e contará com a presença do Secretário Agricultura, Pecuária e Pesca, AfonsoRibeiro.
Uma das exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária eAbastecimento (MAPA), para que o Maranhão atinja a classificação de zona livrede febre aftosa com vacinação é de que a cobertura vacinal atinja um índice acimade 90% e nas campanhas anteriores. “Conseguimos acima desse percentual, comofoi o caso da primeira etapa, realizada em maio deste ano, quando atingimos95.52% de cobertura”, explicou a diretora-geral da AGED/MA, Nina Andrade.
Nina Andrade explicou que o MAPA tem plano, em bloco, de AvançoSanitário para os estados do Nordeste, desde que sejam cumpridas as inconformidadesapontadas nas auditorias.
“Estamos cumprindo as orientações do MAPA e esperamos que o cronogramade execução das atividades não sofra nenhuma alteração, e que o Maranhão e demaisEstados do Nordeste, em 2011, tenha o reconhecimento nacional de livre, e finalmentecertificação internacional de mudança de status sanitário de “Livre de FebreAftosa com vacinação” em 2012”, afirmou Nina Andrade.
Além de vacinar seus animais, o criador devecomprovar a vacinação nos escritórios da Aged-MA, que possui o cadastro de todos os criadores. Para isso, énecessário que ele apresente a nota fiscal da vacina. 
O diretor geral do Ifma (Campus Maracanã), Vespasiano de Abreuda Hora, ressaltou que sediar o lançamento da campanha é uma satisfação para oinstituto. "Há 63 anos, nos dedicamos a transmitir as práticas maisadequadas de manejo no setor agropecuário. Por isso, nossa satisfação partirdaqui o exemplo aos demais produtores, já que seremos os primeiros a aderir ànova campanha de vacinação. O Ifma - Campus Maracanã levantou a bandeira emprol da erradicação da aftosa no Maranhão", afirmou o diretor. 

Um comentário: