sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Seminarista desaparecido está no estado do Pará.

Pablo estava desaparecido desde o dia 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida. le mesmo entrou em contato com a família e disse estar em Capanema, no Pará.

Sandra Viana 

O pai do seminarista Pablo de Sousa, Antonio José Ribeiro com a foto do filho
 
“A minha vontade de viver voltou. Só posso dizer que estou muito feliz e aliviado”. O relato é de um pai que sofreu por três dias à espera de notícias do filho, o seminarista Pablo de Sousa Lima, 20 anos. Pablo foi encontrado por volta das 22h de ontem. Ele mesmo entrou em contato com a família e disse estar em Capanema, no Pará. A cidade fica a 150km da capital Belém. À família o seminarista contou não saber como teria chegado à cidade. Disse apenas que ao acordar se viu em uma praça desconhecida. Nervoso, contou ele à família, procurou contato com os parentes, sem sucesso. Depois da divulgação do desaparecimento do jovem, os números de contato da família permaneceram ocupados. 

Pablo estava desaparecido desde o dia 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida. O que intrigou a família, amigos e seminaristas foi que teria motivado o sumiço, pois Pablo tem boa relação com a família, é querido no bairro e referência aos colegas de seminário.  Neste mesmo dia, durante a manhã, ele realizou as atividades da igreja referente à data católica e à tarde saiu para ver um filme no shopping, no bairro Jaracaty, conforme relatou a uma ex-namorada. Desde então, não foi mais visto. A família chegou a registrar ontem boletim de ocorrência e mobilizar a polícia, amigos e os seminaristas para encontrar o rapaz.

A alegria do pai, o comerciante Antônio José Ribeiro Lima, 47 anos, podia ser sentido em sua voz, quando ele contou à reportagem de O Imparcial ter encontrado o filho. Os motivos que o levaram a sumir, disse ele, não interessam. “O que importa é que nossa família está completa novamente”, relata o pai. À reportagem Antônio Lima contou que o filho está abrigado em uma paróquia da cidade. Esta foi a primeira ajuda procurada por ele ao constatar estar em um lugar estranho. Pablo disse estar bem, mas o pai, ao conversar com ele, notou cansaço e sinais de sonolência. Pablo confirmou ter ido ao shopping, lanchou e em seguida pegou o ônibus de volta para casa. A partir daí disse não lembrar de mais nada e quando recobrou a consciência estava na desconhecida praça, jogado ao chão, em Capanema, no Pará. 

A família descobriu o paradeiro do jovem, por meio de ligações, e possuir três parentes na cidade onde Pablo está. Mas, segundo o pai, o seminarista não conhecia estes parentes. “Nem nós conhecemos. Eles foram para lá há seis meses, a trabalho, mas não temos contato”, afirmou o comerciante. Os parentes são nascidos no município maranhense de São João dos Patos, mesma região da família de Pablo. A primeira providência da família ao saber que Pablo está bem foi viabilizar o transporte para seu retorno a São Luís.

A polícia federal do Pará foi acionada para auxiliar na vinda, mas, o pai estava disposto a arcar com todas as intempéries e resgatar o filho. “Se não conseguirmos com a federal de lá eu mesmo vou ao encontro dele”, disse o pai, determinado. Ontem Pablo permaneceu na paróquia de Capanema, onde ficará abrigado até a volta para São Luís. Chegando em casa, a família vai matar as saudades e tentar saber o que aconteceu. “Acredito que tenham dopado ele, afinal de contas, tem muita gente querendo fazer mal ao outro”, supõe o pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário