sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

MARANHÃO: CAOS NO MATADOURO PÚBLICO MUNICIPAL DE CODÓ


Por Acélio Trindade

Relatório da Aged sai na terça e Prefeitura anuncia novo matadouro

A inspeção do Matadouro Público Municipal de Codó foi realizada na última sexta-feira, 14, pelo médico veterinário e inspetor da Agência Estadual de Defesa Agropecuária, Humberto de Campos.
Ele chegou de surpresa e encontrou o matadouro público já em reforma e, por conta disso, a matança dos animais acontecendo na frente do prédio  num chão de cimento, com sangue escorrendo para o rio Itapecurú e com forma, segundo o próprio inspetor, cruel de matar os animais.
Os magarefes ainda utilizam machados e facas para sangrar os bovinos ainda em vida, quando poderia ser diferente e menos aterrorizante.
“É muito precária, não deveria ser assim de jeito nenhum e nós vamos relatar tudo isso no nosso relatório…EXISTE ALGUMA OUTRA FORMA, ESTÃO UTILIZANDO MACHADOS? Existe, claro que existe um meio de atordoamento muito melhor que é a pistola pneumática, é muito menos cruel”, disse Humberto de Campos
Funcionários do local nos informaram que o abatedouro está sem veterinário responsável. Pelo que viu e pretende relatar Dr. Humberto, o promotor de Justiça, Gilberto Câmara, deve ficar ainda mais impactado com o relatório que deve  estar pronto nesta terça-feira,18.
Câmara já anunciou que pode dar um prazo para que a situação seja revertida, por meio de um termo de ajustamento de conduta com a Prefeitura, ou, de forma mais drástica, pedir a interdição do matadouro.
NOVO MATADOURO
O secretário de infraestrutura, Márcio Esmero, informou que uma reforma no prédio atual já está em andamento para evitar que a matança dos bovinos continue como mostra o vídeo na internet.
“Estamos aqui numa reforma onde vai ser implantado o sistema de trilhos para que o animal não seja mais abatido na superfície (chão), onde tá sendo trocado o piso. Tá havendo também melhorias no curral, na questão no próprio saneamento do animal dentro dos currais, que é a parte de água e quanto a parte externa já está sendo providenciada a questão de bancadas para haver o corte para minimizar o problema com a vigilância sanitária”, disse
Esmero também garantiu que a Prefeitura já adquiriu um terreno ao lado do Binezão, bairro São Francisco, onde será construído o novo matadouro público municipal de Codó.
“o projeto já está pronto o local também já está definido para a implantação, só falta mais alguns detalhes para seguirmos ao Ministério, para a sua aprovação, para que futuramente nós tenhamos um novo matadouro público na cidade de Codó”, garantiu o secretário

Nenhum comentário:

Postar um comentário