segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Morre o bispo de Coroatá, Dom Reinaldo Pünder.

Por Virginia Diniz  

Faleceu na madrugada de domingo, dia 16, o bispo diocesano de Coroatá-MA, Dom Reinaldo Pünder.
Com 72 anos, Dom Reinaldo, estava à frente da diocese com o bispo coadjutor, Dom Sebastião Bandeira Coelho. Desde 2009, o epíscopo lutava contra um câncer no pâncreas, motivo do falecimento, que acabou acontecendo neste domingo, às 4:15h da manhã.
O velório acontece durante todo o dia de hoje, 17, na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, em Coroatá. Amanhã, dia 18, às 7h acontecerá missa de corpo presente e em seguida um cortejo por algumas ruas da cidade, até o local do sepultamento, que será no Claustro da Catedral da Piedade.
Biografia
Dom Reinaldo Pünder nasceu em Berlim, Alemanha, no dia 12 de janeiro de 1939. Sua ordenação sacerdotal aconteceu no dia 10 de outubro de 1964, em Roma, Itália. A nomeação episcopal foi em 14 de maio de 1978 e a ordenação em 29 de julho de 1978. Dom Reinaldo Pünder  foi ordenado sacerdote em 10 de outubro de 1964, em Roma (Itália). Dom Reinaldo Pünder foi o 1º bispo diocesano de Coroatá desde 1978.
Como bispo de Coroatá foi responsável pela Pastoral Vocacional no Regional NE 4 da CNBB (Piauí) e em seguida, pela Pastoral Vocacional no Regional NE 5 (Maranhão); Dom Reinaldo foi ainda responsável pelo Setor Leigos no Regional NE 5; membro da Comissão do Seminário Interdiocesano São Luís; responsável pela Pastoral da Juventude e pela Pastoral da Sobriedade no Regional Nordeste 5.
É de autoria do epíscopo a tese de doutorado “Kirche-Laie-Welt” - sobre a missão do leigo no mundo.

Fonte: arquidiocesedesaoluis.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário