quinta-feira, 31 de março de 2011

Diretor da Aged-MA participa de fórum em Recife.


Por Raquel Araújo

fp01O diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Fernando Mendonça Lima, participou do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Animal (Fonesa), quarta-feira (30), em Recife.

"Este é um ano importante para as agências de defesa agropecuária, especialmente as nordestinas,
que tem a missão de elevar, em bloco, a classificação da região para Zona Livre de Aftosa com Vacinação”, explicou Fernando Lima. A iniciativa visa garantir avanços para a pecuária brasileira. Além do diretor da Aged, o Maranhão foi representado pelo fiscal do setor de aftosa da agência, Adriano Moura. 

Pela primeira vez estavam presentes na reunião representantes de 26 estados e do Distrito Federal. Na pauta de discussões, os destaques ficaram com a questão dos registros de granjas aviárias, a mudança na Instrução Normativa 18 que trata da GTA (Guia de Transporte Animal) eletrônica e a proposta de criação de um Fórum de Defesa Vegetal.

O coordenador da Defesa Agropecuária de São Paulo, Cláudio Alvarenga, foi eleito o novo presidente da instituição.  A próxima reunião do Fonesa acontecerá durante a Expozebu, em Uberaba (MG), dia 28 de abril.

Cosalfa

O combate à febre aftosa está sendo discutido pelas agências de defesa agropecuária na 38ª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), que acontece até esta sexta-feira (1º), na capital pernambucana. A reunião, que conta com representantes de 11 países do continente, está avaliando a situação dos programas sanitários nacionais da América do Sul.

O encontro definirá os mecanismos de monitoramento do Plano de Ação 2011-2020 do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA). O documento foi aprovado no último encontro do Comitê Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (COHEFA), realizado em dezembro de 2010, no Rio de Janeiro. Com o novo plano, os organizadores esperam erradicar a doença definitivamente do continente sulamericano e estabelecer mecanismos para prevenir a reintrodução da enfermidade nos países da região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário