O diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Fernando Mendonça Lima, participou do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Animal (Fonesa), quarta-feira (30), em Recife.
"Este é um ano importante para as agências de defesa agropecuária, especialmente as nordestinas,
que tem a missão de elevar, em bloco, a classificação da região para Zona Livre de Aftosa com Vacinação”, explicou Fernando Lima. A iniciativa visa garantir avanços para a pecuária brasileira. Além do diretor da Aged, o Maranhão foi representado pelo fiscal do setor de aftosa da agência, Adriano Moura. Pela primeira vez estavam presentes na reunião representantes de 26 estados e do Distrito Federal. Na pauta de discussões, os destaques ficaram com a questão dos registros de granjas aviárias, a mudança na Instrução Normativa 18 que trata da GTA (Guia de Transporte Animal) eletrônica e a proposta de criação de um Fórum de Defesa Vegetal.
O coordenador da Defesa Agropecuária de São Paulo, Cláudio Alvarenga, foi eleito o novo presidente da instituição. A próxima reunião do Fonesa acontecerá durante a Expozebu, em Uberaba (MG), dia 28 de abril.
Cosalfa
O combate à febre aftosa está sendo discutido pelas agências de defesa agropecuária na 38ª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), que acontece até esta sexta-feira (1º), na capital pernambucana. A reunião, que conta com representantes de 11 países do continente, está avaliando a situação dos programas sanitários nacionais da América do Sul.
O encontro definirá os mecanismos de monitoramento do Plano de Ação 2011-2020 do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA). O documento foi aprovado no último encontro do Comitê Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (COHEFA), realizado em dezembro de 2010, no Rio de Janeiro. Com o novo plano, os organizadores esperam erradicar a doença definitivamente do continente sulamericano e estabelecer mecanismos para prevenir a reintrodução da enfermidade nos países da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário