quarta-feira, 2 de março de 2011

FERNANDO LIMA ASSUME A DIREÇÃO DA AGED-MA

fp1
O médico veterinário Fernando Mendonça Lima assumiu, nesta terça-feira (1º), o cargo de diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged).

A solenidade de posse, no auditório do Sebrae Jaracati, contou com a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo, e do secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Francisco Sérgio Ferreira Jardim, que representou o ministro Wagner Rossi.

A previsão é de que o Maranhão, juntamente com os outros seis estados do Nordeste e o Pará, seja certificado como zona livre de febre aftosa com vacinação até maio de 2012.

“Com 7,2 milhões de cabeças de gado, o Maranhão possui cerca de 50% do rebanho de todos os sete estados do Nordeste que não erradicaram a doença; é necessário que todos cumpram o Pacto de Erradicação da Febre Aftosa na Região Nordeste, definido pelo Ministério da Agricultura em conjunto com os estados”, ressaltou Francisco Jardim.

O secretário do ministério explicou que, dentre as ações previstas no pacto, estão a atualização cadastral dos criadores, a cobertura vacinal e o controle do trânsito dos animais.

“Estamos trabalhando para que, este ano, possamos realizar todos os procedimentos necessários e os estados sejam reconhecidos como zonas livres da doença e, assim, em fevereiro de 2012, solicitaremos a certificação junto à Organização Internacional de Episotias (OIE)”, disse Jardim.

Após a solenidade de posse, Francisco Jardim, o secretário Cláudio Azevedo e o diretor geral da Aged-MA, Fernando Lima, visitam a sede da agência e a Superintendência Federal da Agricultura.


fp3
Situação Atual

Atualmente o Maranhão é classificado como zona de médio risco contra a febre aftosa, o que restringe a comercialização e a participação do gado em feiras agropecuárias.

“Nossos produtos de origem animal só podem ser exportados para estados que estão no mesmo status sanitário que o Maranhão. Com a nova classificação de zona livre poderemos exportar até para outros países, o que vai gerar investimentos de grandes grupos empresariais e abrir o comércio de produtos também no mercado nacional”, ressaltou Fernando Lima.

Cláudio Azevedo ressaltou que a classificação do status sanitário de livre de febre aftosa é um de seus principais compromissos à frente da secretaria.

“A governadora Roseana Sarney está priorizando o setor agropecuário e essa conquista será uma vitória do Maranhão, do setor produtivo e de todos os maranhenses”, afirmou Cláudio Azevedo, nesta quarta-feira (2), está em Brasília para uma reunião com o Ministro de Agricultura, Wagner Rossi.
fp2
O diretor geral da AGED-MA, Fernando Mendonça Lima, informou que o Ministério disponibilizou recursos e uma assessoria para a realização de um plano de reestruturação da agência. “Estamos num momento nunca antes vivido pelo setor primário do nosso Estado, em que não podemos errar e temos que nos unir e somar esforços para alavancar o agronegócio maranhense como opção de geração de emprego e renda a este nosso Maranhão”, avaliou.

Presenças
Presentes na solenidade de posse, o presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez; os secretários de Estado de Direitos Humanos, Luíza Oliveira e o de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Tadeu Lima; o presidente da Associação dos Criadores do Maranhão, Marco Túlio Dominici.

Participaram, também, representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Conselho de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), Sindicato dos Fiscais Federais Agropecuários e dos Técnicos Agrícolas do Maranhão entre outras entidades, além de servidores da Aged-MA.

Texto: Vitória Castro
Fonte: SAGRIMA

ABAIXO, ALGUNS MOMENTOS REGISTRADOS PELO BLOG:
(CLIQUE SOBRE AS FOTOS PARA AMPLIÁ-LAS)





















Um comentário:

  1. Finalmente primaram pela competência na direção da AGED - MA. Fernando é, pra mim, uma das melhores cabeças e um dos melhores profissionais a trabalhar no serviço público em nosso país. O considero uma pessoa extremamente qualificada para assumir este cargo. Parabéns a vc, dr. fernando. Muito sucesso nesta empreitada.

    ResponderExcluir