quarta-feira, 11 de maio de 2011

AGED promove dia D de combate a Aftosa em Chapadinha-MA

Do Blog Interligado


Evento aconteceu no sábado e marcou a finalização do curso de vacinadores no campo

O maranhão está participando de mais uma campanha de erradicação da febre Aftosa, mau que afeta o rebanho bovino e bubalino, atrapalhando de maneira significativa sua produção e comercialização.

Felizmente há vários anos não há registros de Aftosa no Maranhão, no entanto ainda há muito que avançar. O estado precisa alcançar a classificação de estado livre da Aftosa, com vacinação. Atualmente estamos na classificação de médio risco.

A meta é vacinar todo o rebanho Maranhense, segundo maior do Nordeste, com base nos dados do ministério da Agricultura e Pecuária.

As iniciativas vão desde as maciças divulgações do inicio da 1ª etapa da campanha nos principais meios de comunicação do estado, a ações inovadoras, como a da Unidade Veterinária Local, UVL, comandada pelo veterinário Carlos Henrique Marques no município.

A 1ª etapa da campanha de vacinação teve inicio oficial em todo o estado no último dia 02. A campanha prosseguirá até o dia 31 do corrente mês.

Em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do Município e SENAR, Chapadinha foi contemplada com a realização de um curso de vacinadores de campo, que foi ministrado pela fiscal de defesa animal da AGED e instrutora do SENAR, Caroline Moura.

Criadores e participantes do curso
O curso foi dividido em duas partes: a teórica – realizada na sede da AGED, durante toda a sexta e prática, culminando com as atividades do dia “D” de combate a campanha, promovido no sábado, 07. O evento contou com a participação de criadores, participantes do curso e profissionais do gênero, e foi realizado na fazenda Angelim, de propriedade do diretor da UVL, Carlos Henrique Marques.

Na oportunidade ouve palestras e a visita da prefeita municipal, Danúbia Carneiro, acompanhada do deputado estadual Magno Bacelar, que endossaram a importância da campanha para o município e estado.

Na foto o diretor da UVL, Carlos Henri-
que Marques, Danúbia Carneiro, Magno
Bacelar e José IVO - dir. regional da AGED
Aceitando o pedido do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Zé Luzia, a prefeita anunciou a doação de 1.000 dozes da vacina, assim como o deputado Magno Bacelar.

O principal responsável pela realização do evento, Carlos Henrique Marques, agradeceu o apoio dado por ambos, no combate a febre Aftosa, mencionando que há muitos criadores do município, Alguns com apenas uma cabeça de gado que acabam por não vacina-los, em virtude da impotência de adquirir a vacina.

Ao término dos discursos e demais ações, foi ofertado a todos um delicioso churrasco que serviu para propiciar um momento de descontração e estimulo aos criadores.

Antenor Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário