quarta-feira, 4 de maio de 2011

Os "outros" são a nossa desgraça!

Por Luciano Lira com adaptações de George Castro

Do celiamota.wordpress.com


Os Outros – Parodiando Luiz Fernando Veríssimo




Só concordo em parte com Luiz Fernando Veríssimo quando ele mostra, em ótima crônica, que o povo não presta, que toda ruindade do país resulta da existência do povo. Veríssimo que me desculpe, mas, atribuir tudo de ruim só ao povo é incorreto e incompleto: o povo é aquilo mesmo, talvez até mais, porém não é o único responsável por tudo o que está errado. Temos os outros, que também não prestam.
A anarquia que reina no Congresso nada tem com o povo, que não vota leis. São os outros que votam. Os outros fumam nos ônibus e elevadores e nem se preocupam com as boas maneiras e preocupações. “Os outros que obedeçam”, dizem cinicamente os outros.
O povo não é corrupto. Não tem nunca essa oportunidade. Tudo fica para os outros. Só os outros têm acesso às mutretas de Brasília. Até aqueles deputados que foram eleitos pelo povo esquecem o povo na hora de aproveitar e só lembram-se dos outros.
Agora mesmo, com essa epidemia de AIDS, quem é culpado de a doença ser transmitida tão rapidamente? Os outros, que se relacionam na maior promiscuidade. As filhas dos outros cedo, cedo se perdem e ficam passando a doença.
Vocês já observaram as greves de ônibus? Muitos motoristas e trocadores querem trabalhar, mas os outros não deixam. Fazem piquetes e ainda furam os pneus. O povo é culpado? Coisa nenhuma. O povo é vítima dos outros. Na escola, quem é mal comportado? Quem não sabe as lições? Os filhos dos outros, naturalmente, porque os outros não sabem educar os filhos.
Os outros são culpados de haver sonegadores, aproveitadores e picaretas, que se justificam dizendo que “se eu não fizer, os outros fazem”, “se eu não sonegar, os outros sonegam”… E assim por diante, numa prova indiscutível de quão perniciosos são os outros.
Quem é que não sabe votar? Quem fura as filas? Quem dirige sem cuidado, achando-se o dono das ruas só porque tem carro? Quem entra na contramão? Quem buzina quando abre o sinal verde? Quem fala na volta dos militares?  Quem? Quem? Quem? Os outros, os outros e os outros. Ninguém mais!
Alguém já viu, ou teve notícia de acidente de trânsito que não seja provocado pelos outros? Nunca! Eu, quando viajo, nem me preocupo comigo, mas com os outros, que são irresponsáveis, ultrapassam nas curvas, guiam com excesso de velocidade etc. Os outros. Sempre os outros.
Os outros são a nossa desgraça!
Mas quem são afinal, os outros? Devem ser entes sobrenaturais, pois nunca os outros se identificam. Todos criticamos ou nos escondemos por trás dos outros, todos projetamos nos outros os traços ruins da nossa personalidade, todos esperamos que os outros cumpram com nosso dever, mas ninguém diz quem são os outros. Os próprios outros não se reconhecem. Com certeza, lendo esta crônica, os outros vão achar que os outros a quem me refiro são os outros. Uma última acusação gravíssima: os outros plagiam os bons cronistas brasileiros. Esta crônica, por exemplo, parece coisa dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário