sexta-feira, 6 de maio de 2011

Em parceria com SENAR e Sindicato de produtos rurais, AGED promove curso de vacinadores no município de Chapadinha-ma.

Do Blog Interligado - Chapadinha

Curso pretende formar 15 profissionais para atuação no campo
Participantes do curso
Da esquerda p/ direita: José Ivp - dir. regional da AGED, Zé
Luzia - pres. Sindicato dos Produtores Rurais, Carlos Henrique -
dir. da UVL e Caroline Moura - palestrante
Está acontecendo durante toda essa sexta-feira, 06, na AGED em Chapadinha, um curso de formação de agentes vacinadores em febre Aftosa, para atuarem no campo, ajudando a combater esse mal que afeta o rebanho bovino e bubalino. A 1ª etapa da campanha foi iniciada em todo o Maranhão oficialmente na última segunda, 02, e prosseguirá até o dia 30 de maio.
O curso é resultante de uma parceria entre AGED, SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais de Chapadinha, e está sendo ministrado pela médica veterinária Caroline Moura Marques, que é fiscal em defesa animal da AGED e instrutora do SENAR.
Em entrevista ela destacou que o curso terá uma duração de 16 horas de aulas teóricas e praticas. A primeira parte do curso que acontece essa sexta é dedicada à teoria, sendo que a parte pratica acontece amanhã, na fazenda Angelim, as margens da BR-222, aqui em Chapadinha.
A veterinária explicou que a iniciativa é bastante válida e irá colaborar com o combate a febre Aftosa, colocando no campo jovens profissionais, aptos a vacinar o rebanho em qualquer parte do estado. Todos os participantes receberão um certificado.
A medida inovadora é vista pela veterinária como um grande avanço no combate a febre Aftosa no Maranhão. Ela destaca que com o empenho de todos os órgãos e parceiros envolvidos e a colaboração desses profissionais no meio, o caminho para que alcançamos a classificação de estado livre da febre Aftosa com vacinação, se torna mais curto.
Como parceiro da AGED e SENAR nessa luta, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, José Luzia, fez questão de ressaltar a importância dessa iniciativa, dizendo sentir-se feliz ao ver que os participantes do curso são na maioria jovens, que segundo ele, podem contribuir muito com o desenvolvimento desse país. Zé Luzia destacou que o curso é também uma boa oportunidade de geração de renda para os participantes, haja vista que estarão aptos a desenvolver com eficiência o trabalho de vacinação, e isso, com certeza bem remunerados.
O recém-empossado diretor regional da AGED, José Ivo, endossou as palavras dos demais colegas, a cerca da importância da realização de um curso de vacinadores para o público do município.
José Ivo falou sobre o potencial do rebanho Maranhense, que hoje está na segunda colocação em todo o Nordeste. Segundo ele esses dados tornam necessário o total empenho de todos, a fim de conquistar uma nova classificação para o estado, possibilitando inclusive, a exportação de rebanho.
Carlos Henrique ao lado de Caroline
Moura
O diretor da Unidade Veterinária Local, UVL, Carlos Henrique Marques, destacou que serão dois dias de intensas atividades que incluem a realização desse curso e o dia “D” da campanha, que acontece nesse sábado em local referido acima.
O veterinário enfatizou que é necessário que cada vez mais o pequeno, médio e grande produtor esteja conscientizado com essa necessidade, o combate firme a febre Aftosa.
O veterinário destacou ainda que a campanha não foca apenas a febre Aftosa, como também a vacinação contra a Brucelose, em fêmeas bovinas e bubalinas com idade de 03 a 08 meses de vida, que também passa a ser obrigatória em todo o estado.
Carlos Henrique disse que está preocupado com o fato das revendas locais ainda não terem a vacina necessária para combater esse mal.
No momento em que abria oficialmente o curso de vacinadores, o veterinário foi indagado sobre o prazo estipulado para a campanha. Criadores citaram as condições criticas de alguns trechos, em virtude das fortes chuvas que estão ocorrendo em todo o município, o que poderia ocasionar atrasos na vacinação.
Carlos Henrique explicou que a campanha obedece a um calendário nacional tornando inviável seu adiamento. O veterinário orienta que os criadores empenhem-se ao máximo e não deixem de adquirir sua vacinação, comprovando imediatamente a compra no escritório da AGED.
O veterinário finalizou suas palavras fazendo um convite aos criadores e a sociedade para participarem do dia “D” da campanha no município, a ocorrer amanhã, com direito a um coquetel e churrasco.

Antenor Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário