terça-feira, 10 de maio de 2011

Pesquisadora apresenta tese em Barreirinhas



Por Vanessa Serra*
Barreirinhas (MA) é o principal acesso do exuberante Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, de raro fenômeno geológico, formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza. A cada ano, inúmeros visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo chegam à pequena cidade que conseqüentemente tem sua rotina voltada ao movimento do turismo, impactando a economia; passando, sobretudo, por processos de mudanças socioculturais.
Este cenário foi foco da pesquisa da professora Irlene Menezes Graça que resultou em sua tese de Doutorado, realizado na Universidade de Aveiro, em Lisboa (Portugal), sob o tema “Barreirinhas em Tempo de Mudança: Reconstrução de Identidades nas Rotas do Turismo”.
Este trabalho, inclusive, será apresentado na cidade de Barreirinhas nesta próxima segunda-feira, 16, às 8h30 da manhã, no auditório da Secretaria Municipal de Turismo (Av. Rodoviária, s/n – Bairro Boa Fé), marcando um reencontro da pesquisadora com o público-alvo da pesquisa dentro das seguintes categorias profissionais: artesãs, condutores turísticos, pilotos de lancha, toyoteiros, pescadores (as) artesanais e marisqueiras; representantes de instituições públicas; professores e lideranças locais.
A investigação foi realizada nos anos de 2006 a 2010, compreendendo pesquisa bibliográfica, documental e trabalho de campo observando espaço social, os modos de viver, as formas de inserção social, o universo simbólico, individuais e coletivos, em torno da “Cultura do Turismo” analisando suas encarnações no universo desses grupos sociais.
A iniciativa visa contribuir com a implementação de Políticas Públicas com vistas à sustentabilidade do turismo em Barreirinhas, com foco nos sujeitos sociais que integram a cadeia turística; entre outros tocantes. E contou com o apoio da FAPEMA, da Faculdade São Luís, daSecretaria Municipal de Turismo e Cultura de Barreirinhas, do Instituto Chico Mendes (ICMBio), e de todos os dirigentes das entidades de classe.
Irlene Menezes Graça é formada em Serviço Social, tem mestrado em Sociologia Rural, e doutorado em Cultura pela Universidade de Aveiro- Portugal. É professora aposentada do Departamento de Serviço Social (UFMA). Desde 2001, integra o corpo docente da Faculdade São Luís. Atualmente, ministra a disciplina Antropologia e Sociologia no Curso de Administração.
  
SERVIÇO:
BARREIRINHAS/ EVENTO
APRESENTAÇÃO: Barreirinhas em Tempo de Mudança: Reconstrução de Identidades nas Rotas do Turismo
MINISTRANTE: Profª Drª Irlene Menezes Graça
DATA: 16 de maio, segunda-feira, às 8h30 da manhã, no auditório da Secretaria de Turismo, localizado na Av. Rodoviária, s/n – Bairro Boa Fé, Barreirinhas – MA.
Entrada franca. Mais informações: 98 8835 8600
 

*Jornalista especialista em Jornalismo Cultural na Contemporaneidade/ UFMA

Um comentário: