segunda-feira, 2 de maio de 2011

EXPOSIÇÃO MOSTRA A VISITA DE JOÃO PAULO II AO MARANHÃO EM 1991

Do Blog do museu capuchinho

“VOLTANDO COM A MEMÓRIA” – Exposição em comemoração a beatificação do Papa João Paulo II







MATERIAIS EXPOSTOS: Fotos, artigos, documentos, vídeos, objetos doados e usado pelo o Papa João Paulo II em sua visita a São Luis.
CURADORA: Maria Iraci Soares Monteiro e-mail: iraci_soares1983@hotmail.com;
DIRETOR: Frei José Rodrigues de Araujo
e-mail: freijoserodrigues@hotmail.com, freirodrigodearaujo.blogspot.com
LOCAL DA REALIZAÇÃO: Museu da Igreja do Carmo e dos Capuchinhos, Praça João Lisboa-350 centro-São Luís-ma
PERIODO DA REALIZAÇÃO DA EXPOSIÇÃO: 01/05/2011 à 30/05/2011
VISITAÇÃO: Segunda à sexta de 1400h as 1700h

PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS: Acesso pela garagem

INTRODUÇÃO: O Museu da ordem dos frades capuchinhos inaugurado em 27/07/2007pela Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo, possui um grande e significativo conjunto de obras que compõem um belo acervo eclesiástico. Tudo se iniciou a partir da criteriosa e ao mesmo tempo ousada coleta de peças, realizada por Frei José Rodrigues de Araujo, Ministro Provincial, e ampliou-se progressivamente, graças à ajuda de grande parte dos Frades que compõem a esta Província. Considerado “espaço cultural da igreja do Carmo e dos frades da Província do Maranhão, Pará e Amapá”.


O Museu é integrante do sistema brasileiro de museus, que no ano de 2007 teve seu cadastro aprovado no departamento de museus e centros culturais (DEMU), que em 2009 passou a ser (Ibram) Instituto Brasileiro de Museus, vinculado ao ministério da cultura. O Ibram é o órgão responsável pela realização da semana nacional de museus, promovida desde ano de 2003.

Este ano a 9ª semana nacional de museus acontece de 16 a 22 de maio de 2011, em meio às comemorações do dia internacional de museus (18 de maio), com o tema Museu e Memória.

O museu da Ordem dos Frades Capuchinhos, está preparando em seu espaço cultural localizado no convento do Carmo na Praça João Lisboa nº 350-centro em São Luis do Maranhão, a exposição: com o lema “Voltando com a memória” da ilustre visita do Pontifíci Padre o Papa João Paulo II a cidade de São Luis do Maranhão no dia 14 de outubro de 1991, visando sempre à memória social, mostrando que os museus sempre estiveram relacionados com a integração da memória de todos.

OBJETIVO
Propiciar a ampliação do campo e dar a possibilidade de conhecimentos e oportunidade de lazer e turismos e de inclusão social. Visando que o museu e um estabelecimento de caráter permanente, administrado para interesse geral, com a finalidade de conservar, estudar, valorizar de diversas maneiras o conjunto de valor cultural.

JUSTIVICATIVAS
A necessidade de prolongar a “memória” para compreendermos o mundo em que vivemos. Afinal, tudo que vemos diariamente nos jornais está vinculado a acontecimentos passados. Não ter conhecimento de História é ser alienado, é ver a vida passar, sem participar dela.

ACERVO HISTÓRICO EXPOSTO
· Fotos da visita do Papa João Paulo a cidade de São Luis
· Medalha ofertada pelo o Papa João Paulo II ao frei Ronaldo
· Medalha ofertada pelo o Papa João Paulo II a Dom Paulo Pontes
· Estola usada na celebração pelo os reverendos na visita do Papa João Paulo II
· Cruz Episcopal presente de João Paulo II a Dom Paulo Pontes “IN MEMORIAL
· Terço ofertado pelo o Papa João Paulo II a Frei Rodrigo
· Matérias jornalísticas publicadas sobre a visita do Papa João Paulo II
· Casula que o Papa João Paulo II usou em sua visita a São Luis
· Poltrona que o Papa usou em sua hospedagem no seminário Santo Antonio
· Homilia

ENTIDADES ENVOLVIDAS
Museu dos Capuchinhos
Província Capuchinha
Arquidiocese de São Luís

Um comentário:

  1. Parabéns,George!!!
    Estes slides mostram que o povo bom e hospitaleiro do nosso Maranhão, há 20 anos,recebia com alegria e fervor o representante de Cristo na terra, João Paulo II.
    Estas fotos nos mergulham no túnel do tempo e nos faz relembrar aqueles momentos marcantes e históricos...
    Um abração no povo acolhedor do Maranhão, de maneira especial as pessoas amigas de São Luis, as quais tive o privilégio de conhecê-las.
    Gostaria de mencionar as Comunidades do Sítio Conceição e Vila Maranhão, comuninades essas onde fiz minha pastoral nas tardes de domingo, juntamente com a grande amiga Ir. Letícia Pilleco, religiosa, filha de São Paulo.
    Saudades de São Luis!
    Deus abençoe a todos!!!
    Valeu, George!!! Fique com Deus!!!

    ResponderExcluir