segunda-feira, 25 de abril de 2011

AGED FISCALIZA INFECÇÃO EM PLANTIO DE ABACAXI EM TURIAÇU.

Por Vitória Castro - ASCOM/SAGRIMA


                                               Foto: Elisângela Matos – ASCOM/SAGRIMA
Abacaxi produzido em Turiaçu pode receber o selo de Indicação Geográfica pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Para impedir a ameaça de diminuição da produtividade do abacaxi cultivado em Turiaçu, fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), interditaram uma propriedade que estava com o plantio infectado pelo fungo Fusarium subglutinans, detectado por pesquisadores da Embrapa Cocais e Planícies Inundáveis. O proprietário poderá continuar com o plantio, mas está proibido de comercializar as mudas da variedade Pérola.
Antes de interditar a propriedade, que fica localizada no Povoado Serra dos Paz, foram colhidas amostras de frutos para análise em laboratório, que comprovaram a existência do fungo, responsável pela transmissão da fusariose, doença que pode causar grandes perdas de produtividade na cultura do abacaxi.
O fiscal de Defesa Vegetal da Aged, Hamilton Cruz, que fez a vistoria ao lado dos fiscais Jorge Henrique Carneiro e Marcone Moreira, disse que os frutos foram produzidos a partir de mudas trazidas de outra região do Estado, onde a doença já está disseminada. “Durante a fiscalização concluímos que a fusariose ainda não causa prejuízos significativos às lavouras de Turiaçu, onde é cultivada uma variedade nativa diferenciada das demais existentes no mercado”, garantiu Hamilton Cruz.
O fiscal Jorge Henrique lembrou ainda que o descumprimento dessa proibição sujeita o produtor à destruição de sua lavoura, conforme prevê a legislação estadual de defesa vegetal. “Além de outras sanções legais”, complementou.
O secretário da Sagrima, Cláudio Azevedo informou que a secretaria está trabalhando em parceria com a Embrapa Cocais para aumentar a produtividade do abacaxi produzido em Turiaçu. “Temos vários projetos em parceria com a Embrapa e este trabalho de fiscalização da Aged é muito importante para garantir a sanidade dos alimentos que são produzidos no nosso Estado”, ressaltou Cláudio Azevedo.
Modelo - O chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cocais e Planícies Inundáveis, José Mário Frazão informou que uma das estratégias utilizadas pela Embrapa para a melhoria da produção do abacaxi foi a implantação de uma Unidade Demonstrativa, onde estão sendo testadas novas tecnologias no cultivo da fruta. “Estamos tentando ajustar o sistema de produzir, adotando algumas técnicas, tais como espaçamento, adubação e indução floral, além de outras pesquisas”, disse. “Em julho faremos um Dia de Campo para que os produtores possam conhecer os resultados”, acrescentou José Mário Frazão.
Segundo ele, o trabalho de fiscalização da Aged é muito importante para dar continuidade ao trabalho realizado pela Embrapa. “Essa fiscalização das propriedades impede o surgimento de novos focos da doença, que causa o aumento do custo de produção e diminui a produtividade e a qualidade do abacaxi”, afirmou José Mário Frazão.
Certificação - O abacaxi de Turiaçu é uma variedade nativa, só encontrada naquele município e por possuir esta característica, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está discutindo a possibilidade de incluir o produto no registro de Indicação Geográfica. O IG, como é chamado, é uma espécie de certificação que assegura como diferencial do produto, as características naturais da sua origem (solo e vegetação onde é produzido), clima e processo produtivo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário