domingo, 17 de abril de 2011

Celebrações da Semana Santa têm início neste domingo.


Arcebispo Dom Belisário diz que cada celebração tem um significado litúrgico diferenciado.
Por Wilson Lima / O Estado
  
Biaman Prado / O Estadoampliar

Celebrações da Semana Santa têm início neste domingo
SÃO LUÍS - Após 40 dias de penitência e de reflexão, a Igreja Católica volta-se a partir deste domingo (17) para as celebrações da Semana Santa, principal evento do calendário litúrgico cristão.
As celebrações em alusão aos últimos momentos de vida, a morte e ressurreição de Cristo começam hoje com as celebrações do Domingo de Ramos. Na quinta-feira, serão relembrados os atos de humildade de Cristo com a missa de lava-pés; na Sexta-Feira Santa, o ato de sacrifício com a celebração da Paixão de Cristo, e no sábado, a ressurreição de Cristo por meio da Vigília Pascal.
Na Igreja da Sé, por exemplo, na Quinta-Feira Santa, além da Missa dos Lava-pés, também será é celebrada a Missa dos Santos Óleos, o momento de renovação dos votos de todos os padres e demais integrantes da Igreja Católica. A missa acontece às 9h de quinta-feira. Na Igreja da Sé, a Ceia do Senhor será celebrada às 17h30.
Na sexta-feira, partindo da Igreja da Sé, também será realizada a procissão do Senhor Morto, a partir das16h. A procissão seguirá pelas igrejas do Centro, como Igreja do Carmo, passando também pela Rua Grande. Na Sexta-feira da Paixão, também é destaque a exposição das imagens de Nossa Senhora das Dores e Senhor Morto, na Igreja de Santo Antônio, a partir das 8h. "Na Sexta-Feira Santa, celebra-se a morte de Jesus. Uma celebração muito contida. São ofícios de leituras e uma veneração à cruz de Jesus e não há missa na Sexta-Feira Santa. Há apenas a distribuição da eucaristia", explicou o arcebispo metropolitano de São Luís, dom Belisário da Silva.
No Sábado de Aleluia, o horário das vigílias pascais varia de igreja para igreja. Na da Sé, ela começa às 18h30, na Igreja de São João e Santo Antônio e do Carmo, às 19h. "É uma grande vigília e é chamada 'a mãe de todas as vigílias'. Primeiro há uma liturgia do fogo novo, mostrando que quem traz a luz é o Cristo ressuscitado. Depois, uma liturgia da palavra muito longa, que vai percorrendo as partes principais da história da salvação. Depois, acontece a liturgia da água, que é a bênção da água", afirmou o arcebispo de São Luís. As celebrações do Domingo de Páscoa começam a partir das 6h30, como na Igreja do Carmo, e às 7h na Igreja do Desterro.
Segundo o arcebispo metropolitano de São Luís, dom Belisário da Silva, a Páscoa é o centro da vida Cristã. "É a Páscoa que nasce todo o resto da vida Cristã", afirmou. Ainda conforme o arcebispo metropolitano de São Luís, Pio XII renovou o processo litúrgico de celebração da Páscoa, com a intenção de ser mais fiel àquilo que se celebrava em séculos anteriores.
Cada celebração tem um sentido e um significado litúrgico diferenciado. De acordo com o arcebispo metropolitano, a liturgia como é conhecida hoje teve sua última modificação com o Papa Pio XII, durante a primeira metade do século XX. “A liturgia foi renovada por Pio XII, no sentido de ser uma liturgia mais fiel àquilo que se celebra", declarou dom Belisário da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário