terça-feira, 19 de abril de 2011

Igreja:Comissão Nacional dos Diáconos elege nova diretoria.



Com a presença de mais de 300 pessoas, aconteceu no mosteiro de Vila Kostka, em Itaicí, Indaiatuba (SP) a 9º Assembleia Geral da Comissão Nacional dos Diáconos, realizada nos dias 7 a 10. O encontro teve como tema: “A identidade do Ser Diaconal – a Palavra de Deus gerando Comunhão Eclesial”, e o lema “Um só Corpo, Um só Espírito, Uma só Esperança”, e contou com a participação de bispos, padres e diáconos de todo o Brasil.
Nesta assembleia, que foi eleita, se deu a escolha da nova presidência para o exercício 2011/2015. Aproximadamente 203 diáconos votaram. O escolhido foi o diácono Zeno Konzen, do Rio Grande do Sul como presidente da CND para o quadriênio. Ele teve 117 votos. Compõem a nova diretoria da CND: diácono Francisco Salvador Pontes Filho, (Manaus), vice-presidente; diácono José Oliveira Cavalcante - Cory, (Ceará), secretário; diácono Rosendir Guimarães Souza, (Minas Gerais), tesoureiro.
O Conselho Econômico e Fiscal ficou assim constituído: Titulares – Silvio Roberto A. Oliveira, Regional Nordeste 2; Edson Aparecido Zaia Moreira, Regional Sul 1; Rolf Kriegger, Regional Sul 4. Suplentes – Enio Costa Ferreira, Regional Leste 1; Gabriel Martins, Regional Sul 3; Marcílio Bispo Filho, Regional Nordeste 3.
O evento foi assessorado pelo arcebispo de Teresina (PI), dom Sérgio da Rocha, que é o bispo referencial dos diáconos do Brasil. Dom Sérgio apresentou à temática: “A realidade da vivência da Comunhão”. Na palestra, o arcebispo elencou alguns desafios da Igreja e dos diáconos, hoje. Citou a necessidade de descentralizar as estruturas paróquias para tornar a paróquia mais missionária. “Outro desafio das paróquias é formar pequenas comunidades. O Diácono precisa ser um servidor de todos”, disse.
O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, padre Reginaldo Lima, desenvolveu o tema “Fundamentos Teológicos da Identidade do Ser Diaconal”. Padre Reginaldo destacou que o diácono precisa se identificar com Cristo Servo. Nesse sentido, citou os exemplos dos diáconos Filipe e Estevão, e a ação deles. As ações foram além da prática da Caridade, segundo a narração bíblica (Atos dos Apóstolos, 6-8) e anunciaram a Palavra. “Nenhuma dimensão deve ser priorizada em detrimento de outras. Todas são necessárias aos diáconos: Palavra, Liturgia e Caridade”.
O diácono José Durán y Durán, coordenador da Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica, do Conselho Nacional dos Diáconos, foi o responsável pela conclusão da abordagem do tema central da 9ª Assembleia Geral. Ele desenvolveu o tema “construir a comunhão a partir do serviço aos pobres”. “O diácono não constrói a unidade na Igreja a partir da presidência, mas a partir do serviço aos pobres. Não haverá unidade entre nós enquanto existirem excluídos”, disse.
Depois de cada palestra, houve a participação de vários diáconos. Eles fizeram comentários sobre o tema e ofereceram sugestões, a partir da prática e do exercício do Ministério Diaconal, em suas respectivas realidades. Foram também formados grupos de reflexão por Regionais, que apresentaram várias sugestões de metas.
A posse dos eleitos se deu na missa presidida por dom Vicente Costa, bispo diocesano de Jundiaí (SP) e referencial dos diáconos da CRD Sul 1, no domingo, 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário