terça-feira, 26 de abril de 2011

BLOGUEIRO MARANHENSE TERÁ ENCONTRO COM O PAPA.

Por Virgínia Diniz
Católicos na Blogosfera!
O colaborador do Ministério da Comunicação da Renovação Carismática Católica (MA), Wagner Moura, 27 anos, jornalista, é o felizardo responsável por um dos cinco blogs católicos escolhidos para participar do encontro mundial que o Vaticano promoverá com blogueiros.
Ao todo foram 700 inscritos, mas apenas 150 trocarão experiências sobre o trabalho que realizam na internet através de seus blogs com o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.
A idéia do evento é promover um olhar mais cuidadoso a estes “agentes da Boa Nova” inseridos na Rede Mundial, que tratam dos mais variados assuntos. Nada mais pertinente, dado o tema levantado pelo mesmo Conselho para o 45º Dia Mundial da Comunicação das Comunicações Sociais - “Verdade, anúncio e autenticidade na era digital”.
O jovem maranhense, Wagner Moura, mora atualmente em Florianopólis (SC), onde estuda Gestão em Comunicação, e responde por um dos blogs católicos mais populares no Brasil, com dez mil acessos mensais.
A poucos dias do evento, que acontecerá no dia 02 de maio, após a cerimônia de beatificação do Papa João Paulo II, Wagner concedeu uma entrevista a radialista Virgínia Diniz sobre sua expectativa com relação a viagem e sobre a blogosfera com seus agentes.
Convido-os, antes de lerem a entrevista, visitem a página premiada O Possível e o Extraordinário, e contribuam com a campanha de arrecadação para a viagem, que o blogueiro está organizando.
rccsaoluisma - Os rótulos (nomes) com relação a papéis sociais costumam dar um significado e missão aos que recebem. Tornar-se um blogueiro tem que signficado para você? (Fale sobre a idéia que tinhas e a que tens hoje sobre o papel do blogueiro no mundo virtual. E como isso foi assimilado por teu blog).
Wagner Moura -  Comecei a blogar há uns 7 anos, por hobby, com a intenção de ter um local onde pudesse reunir alguns pensamentos do meu interesse. A coisa foi ficando mais “séria” com o blog atual, O Possível e O Extraordinário, que existe desde 2007 e nele comecei a registrar eventos relacionados à questão da defesa da vida, contra o aborto. Descobri que muitas pessoas estão envolvidas com essa causa, no Brasil e no mundo, mas que há poucos espaços para divulgar isso. Meu papel como blogueiro, hoje, é dar visibilidade a essa causa, fortalecer e reunir as pessoas que se dedicam à Cultura da Vida. É claro que um blog pessoal está longe de ter algum sucesso proeminente nessa questão, mas acredito ao menos poder ser mais um coração nessa grande rede dos que fazem sua parte.
rccsaoluisma- Como se deu a escolha do nome e das pautas tratadas no Possível e Extraordinário. (Seu blog foi pensado para ser um canal pró-vida?)
Wagner Moura - O nome do blog tem influência de uma frase do filme Uma Mente Brilhante. A personagem Alicia, esposa do protagonista John Nash, uma vez falou: “Preciso acreditar que algo extraordinário seja possível”. Nós precisamos acreditar nisso especialmente quando militamos pela defesa da vida, contra uma das mais poderosas indústrias anti-vida, como é a indústria do aborto. Alicia ensinou o protagonista a perceber que viver não é fazer grandes coisas, é encontrar um sentido na vida e deixar-se mover por ele.
Apesar de não ter sido criado para esse intuito, o blog tornou-se um canal pró-vida na medida em que fui envolvendo-me mais nas denúncias sobre políticas totalitárias da “indústria do aborto” no Brasil e no mundo. Há países em que essas denúncias são feitas por agências de notícias especializadas em “Cultura da Vida”, como é o caso do site fundado por canadenses e americanos, o Life Site News (referência mundial nessa mídia especializada). Não raro as pautas do Life Site News são repercutidas por mim, no blog, mas também faço o possível para atender demanda de divulgação de lideranças pró-vida no Brasil. Estou sempre atendo e, infelizmente, há muita coisa a ser divulgada: os promotores do aborto, no mundo, não dormem nunca.
rccsaoluisma- É possível hoje na internet encontrar blogs com temáticas variadas, de pensamentos abstratos e pessoais a blogs com assuntos políticos, culinários, tecnológicos. Mas há também os que realizam o importante papel de fazer esta leitura e propagarem os temas pautados pelos autores – os visitantes. Como você analisa este público? (É possível dizer “dize-me o que tu lês e eu te direi quem tu és?” ou os visitantes, as vezes anônimos, às vezes visitantes de carteirinha, costumam ter um perfil variado. Jovens, adultos, classe social...).
Wagner Moura - Para mim, blogar não é uma ação solitária. Valorizo cada comentário de leitores, penso sobre assuntos que eles me propõem, estou sempre disponível!  O público do blog tem adolescentes, jovens, adultos, pessoas apenas curiosas pelo tema aborto e outras estão mais profundamente envolvidas com a causa de defesa da vida humana da concepção à morte natural. Devo dizer que além dos leitores não-blogueiros, há os leitores blogueiros também! Autores de outros blogs que têm alguma afinidade com o tema ao qual me dedico. Acredito que um blog pode ser também uma espécie de rede social, ainda que com uma característica mais pessoal. Alguns leitores tornaram-se meus amigos: somos todos uma comunidade, acredito.
rccsaoluisma- O que tens a dizer sobre o mundo que percebes a partir das pessoas que visitam e repercutem os temas de teu blog?
Wagner Moura - O que os religiosos, estudantes, profissionais da saúde, da educação, funcionários públicos e demais leitores do blog têm em comum: um perfil conservador. São pessoas provocadas todos os dias pelo status que a cultura hedonista recebe em nosso país! São pessoas dispostas a contribuir para fortalecer valores que fortaleçam a liberdade humana. Pelo convívio, virtual e também “não virtual”, com eles posso dizer que há mais pessoas dispostas a enfrentar o desafio de não ser popular em seu meio em nome desses valores. São cidadãos que estavam acostumados com um mundo que ridiculariza a liberdade humana, em silenciar as raízes cristãs de nossa sociedade. Essas pessoas romperam, cada um ao seu modo, a espiral do silêncio que lhes foi imposta pelos adversários da cultura católica de nosso país.
rccsaoluisma - De repente, um encontro no Vaticano com blogueiros do mundo inteiro. Como você recebeu o impacto desta notícia (visto que é um dos 5 escolhidos no Brasil)?
Wagner Moura - Foi surpreendente! Saber que o Vaticano quer falar diretamente à “nova” mídia e ouvir seus protagonistas é motivo de celebração. Com essa oportunidade fica claro que os blogueiros e qualquer outro produtor de conteúdo nessas novas mídias não podem mais ser ignorados. O meio empresarial não os ignora! O meio político não os ignora! A Igreja também não pode fazê-lo, mesmo quando isso significa ser confrontada com críticas incisivas – os de casa costumam dar mais trabalho que os de fora, não é mesmo? A Igreja, mais uma vez, opta pelo diálogo. Representar o Brasil – e o mundo lusófono, uma vez que os brasileiros foram os únicos representantes da língua portuguesa escolhidos pelo Vaticano -, juntamente com mais 4 escolhidos, é uma responsabilidade sem igual.

rccsaoluisma - Ao criar o Possível e Extraordinário houve uma pretensão de chegar ao que o blog representa hoje?
Wagner Moura - Apesar de nunca ter vislumbrado essa possibilidade, gostaria de citar Santa Teresinha: "Deus não poderia me inspirar desejos irrealizáveis, portanto, posso, apesar da minha pequenez, aspirar à santidade”. Cabe a nós estarmos disponíveis para Deus. O resto Ele decide.
rccsaoluisma- Como você definiria a importância e principais vantagens do blog hoje como ferramenta de comunicação?
Wagner Moura - Ele é vantajoso no trabalho de informar, reunir e formar pessoas. Atualmente, com uma internet cada vez mais feita de pessoas, redes sociais, é comum se dizer que a opinião das pessoas nunca foi tão importante e tão ouvida. O bem e o mal que uma pessoa pode fazer por meio dessa nova internet é imenso! É importante que as pessoas que fazem o bem estejam nesse meio, criem seus blogs, seus twitters, facebooks, participem das redes sociais com a inspiração por valores inegociáveis como o respeito à liberdade humana, como a promoção da cultura da vida.
rccsaoluisma- Você contribuiu com o Ministério da Comunicação Social da RCC, quando morava no Maranhão. Em muitos Estados e Dioceses a RCC possui já sites para divulgarem suas atividades. Quais vantagens você indicaria para o uso dos blogs?
Wagner Moura - Evangelização! Hoje fala-se muito em evangelizar o “continente digital”, e usar blogs para esse fim é importante. Contudo não se deve deixar de lado a vivência dos valores que se defende. Qualquer iniciativa de evangelização começa por nossa vida pessoal, pelo zelo com nossa vida interior e nossa vida em comunidade. Deve-se ter sempre o cuidado, na internet ou fora dela, de não cairmos num ativismo bonito, mas vazio.
rccsaoluisma- Quais expectativas você traz sobre o encontro?
Wagner Moura - Quero trocar idéias com blogueiros de todo o mundo, estar com eles, conhecê-los pessoalmente – além de desejar conhecer, claro, a equipe de comunicação do Vaticano. Há um sentido de confraternização nisso tudo! Estaremos reunidos após a beatificação do Papa de João Paulo II, o Papa das comunicações. Se puder falar no encontro – apenas 5 blogueiros terão essa oportunidade -  gostaria muito de reforçar que o papel do protagonismo leigo diante das novas tecnologias de comunicação está intimamente associado à causa pró-vida, que é, em seu íntimo, equivalente à defesa da liberdade humana cada vez mais atacada por governos inspirados no totalitarismo. O primeiro direito humano é o direito à vida.


rccsaoluisma- Como você pensa em socializar as experiências vividas no Vaticano, quando voltares para o Brasil?
Wagner Moura - Pretendo publicar fotos, pensamentos e entrevistas no próprio blog. Acredito que o Vaticano deve transmitir, pela internet, todo o encontro! Mas de qualquer forma, todos os blogueiros reunidos irão fazer essa divulgação por meio de seus blogs, twitters, facebook... Já existe o twitter do evento: @ vbm_11 e a hastag é #vbm11 (por meio dela se vê todo twitt sobre o assunto).
rccsaoluisma- Para os que desejam ser formadores de opinião e contribuírem com algum conteúdo sendo blogueiros, qual o caminho das pedras indicado por você?
Wagner Moura - Somos todos formadores de opinião quando sabemos que o jeito como vivemos fala mais aos outros que as coisas que dizemos. Acho que o caminho das pedras é este: colocar a Palavra na vida! Ser coerente. Aos que estiverem dispostos a fazer isso por meio de um blog, indico muita leitura – quem lê mais escreve melhor! - e alguma disposição para atualizar, com a freqüência que for possível, o seu blog!
rccsaoluisma- Como você analisa a participação dos católicos no ambiente virtual?
Wagner Moura - Estamos caminhando para sermos mais eficientes no ambiente virtual. Para isso, penso eu, precisamos compreender que a internet não é uma ferramenta, mas uma cultura! Não se pode acreditar que basta publicar na internet para ter uma boa participação nela. Não. É preciso relacionar-se! E cada vez mais essa é a exigência num ambiente virtual onde as pessoas estão em foco.
rccsaoluisma- Deixe uma mensagem para os membros da Igreja que utilizam a comunicação como ferramenta de evangelização!
W: As tecnologias de comunicação existem desde sempre e vão se diversificar cada vez mais. Mais importante que saber utilizá-las é ser fiel ao exercício da constante descoberta de que uma vida em Deus é a única fonte da verdadeira liberdade humana! E vão é nossa comunicação se não é feita para a liberdade. A liberdade humana passa pela atuação política, pela atuação profissional, pela vida comunitária, mas é cultivada, sobretudo, em nossa vida interior. O comunicador, para além da voz, da imagem e do texto, deve aprimorar-se em sua vida interior para que possa ser verdadeiramente um dom a serviço de todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário