quinta-feira, 14 de abril de 2011

Maranhão:Governo se nega a reunir com deputados e trabalhadores de educação em greve.

O encaminhamento tirado na reunião realizada nesta terça-feira (12) entre deputados da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa e trabalhadores da educação, onde ficou decidido que a Comissão reuniria com a secretária de Estado de Educação, Olga Simão, para tratar sobre as reivindicações dos educadores, se resumiu a uma reunião entre os deputados da base governista e representantes do governo.
Parte da Comissão, os deputados Luciano Leitoa (PSB) e Bira do Pindaré (PT) se recusaram a participar da reunião porque defendem a necessidade de participação também de representantes dos trabalhadores, no diálogo com o governo, haja vista que a pauta em discussão seria o pleito dos educadores.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica (SINPROESEMMA), Júlio Pinheiro, o argumento do presidente da Comissão de Educação, César Pires (DEM), é de que o governo não teria aceitado a presença dos trabalhadores na reunião.
“Não entendemos o receio do governo em discutir a nossa pauta conosco e com o intermédio dos parlamentares. A secretária Olga Simão se negou a participar de audiência pública na Assembleia, quando foi convocada pela Casa para prestar informações sobre as reivindicaçãoes dos trabalhadores e agora o governo se nega a aceitar a nossa presença em uma reunião que trataria de nossos interesses. E assim ainda diz que quer dialogar, negando o acesso dos trabalhadores às discussões sobre a greve”, avaliou o presidente do sindicato, Júlio Pinheiro.
Além dos deputados César Pires, Luciano Leitoa e Bira do Pindaré, fazem parte da Comissão de Educação da Assembleia, os deputados André Fufuca (PSDB), Roberto Costa (PMDB) e Manoel Ribeiro (PTB).

Debate sobre a educação pública

A TV Assembleia realizou nesta quarta-feira (13) um debate ao vivo com a participação dos deputados César Pires (DEM) e Bira do Pindaré (PT), sobre a educação do Maranhão, com destaque central para a greve dos professores e as tentativas de parlamentares em intermediar uma solução para o impasse.
O deputado Bira do Pindaré, mais uma vez, manifestou que a oposição apóia a greve dos professores e que a questão salarial é fundamental para que haja um ensino de qualidade no estado. Ele enfatizou que os professores precisam voltar às salas de aula motivados e que uma greve fracassada ocasionará reflexos negativos na educação, e defendeu uma solução honrosa para a questão.
Bira ressaltou também que o Maranhão possui uma das piores avaliações do Ideb (Índice do Desenvolvimento da Educação Básica) e que esse índice melhora com uma remuneração digna aos professores. O parlamentar ressaltou que, em nível federal, já há avanços na educação com a ampliação dos Centros Tecnológicos, mas lamentou que no Maranhão a luta ainda é o combate ao analfabetismo.
Veja a matéria completa no link http://www.al.ma.gov.br/noticias.php?codigo1=19025

Nenhum comentário:

Postar um comentário